quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Associação inverte papel do homem e da mulher na sociedade


A Associação Juvenil de Deão (AJD) está a desenvolver um projecto nas freguesias rurais do concelho de Viana do Castelo, para a Igualdade de Género neste território. Esta iniciativa quer motivar a sociedade a desenvolver a participação das mulheres na esfera pública e dos homens na esfera privada, tentando perceber se as gerações mais novas são alvo dos mesmos estereótipos que as mais velhas. A associação contará com a participação de mais de mil pessoas nas actividades deste projecto, que passam por workshop para mulheres e para homens, focus group (grupos de discussão), oficinas do poder, serões intergeracionais, campanha de sensibilização e apoio técnico a associações. O objectivo é o de colmatar problemas de exclusão social, desigualdade, preconceitos em relação ao género, precariedade económica nas mulheres, ausência de cidadania no género feminino. Acima de tudo chamar a atenção dos homens para a vida doméstica, a casa, os filhos e das mulheres para a vida pública, como cargos políticos, de chefia… A ideia é sensibilizar e fornecer ferramentas, para que os homens e as mulheres participem e colaborem com o outro lado nas diferentes esferas que invadem o seu quotidiano.

O projecto, denominado “Caminhos de Igualdade”, é resultado de uma candidatura da AJD ao Programa Operacional Potencial Humano (POPH), tipologia 7.3 - Apoio Técnico e Financeiro às Organizações Não Governamentais, tem duração de 2 anos e iniciou-se a 1 de Julho passado. Este projecto é gerido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Para o desenvolvimento do projecto, já estão a colaborar com a AJD seis associações deste território Agra e Lima Sul (Associação Cultural e Recreativa de Deocriste, a Associação para o Desenvolvimento de Santa Leocádia, a Associação Desportiva e Cultural e Social de Subportela, a Associação Desportiva e Cultural de Santa Maria de Geraz do Lima, a Aldeia Global – Associação de Desenvolvimento Local e a Associação Juventude Vila Mouense).

O arranque oficial da Campanha de Sensibilização (uma das actividades do projecto) está marcado para o próximo dia 23 de Outubro, onde haverá uma caminhada seguida de um piquenique, sob o lema "Caminhos de Igualdade - homens e mulheres caminham lado a lado por uma sociedade mais justa, solidária e paritária!", assinalando-se, assim, o Dia pela Igualdade (24 de Outubro).

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Outra Jovem conta-nos como foi a sua experiência na vida associativa, na AJD!

"Olá eu sou a Mariana, gosto de brincar e dos meus amigos…
…Sou a Mariana, tenho 16 anos gosto de música, cinema, estar com os colegas…
…Bom dia, o meu nome é Filipa Sendim, tenho 18 anos, venho de Viana do Castelo e estou pronta para “isto”….
...Ao longo da minha existência e experiência de vida, o discurso foi mudando com o meu próprio crescimento, começamos com vergonha, simplicidade e até com medo dos novos colegas. Depois vem a fase do crescimento e da vontade de viver cada momento. Nesta etapa em que me encontro, chega a hora do realismo, consciência e força de vontade!
Não isto não é uma crónica de vida pessoal, é um exemplo no meio de tantas outras pessoas que com a influência da AJD (Associação Juvenil De Deão), desde muito cedo, conseguiram entrar num mundo sociável, num mundo de fantasia e sonho, com muitas portas que aos poucos se foram abrindo, dando asas á imaginação e comunicação com o outro.
A nossa associação, desde muito cedo que incentiva à prática de várias actividades, uma delas o Teatro! Foi esta simples palavra que me ajudou a dar os primeiros passos na comunicação mais participativa na sociedade, o mundo do teatro é um mundo fantástico cheio de cor, fantasia e alegria…
…foram alguns os projectos em que participei e hoje sinto-me muito feliz por ter feito parte deles!
O indivíduo forma-se com todas as experiências de vida que vai tendo ao longo do seu percurso, por isso, posso afirmar que hoje, sou aquilo que sou graças muito em parte à participação nestas actividades.
E porque o sonho comanda a vida: Arrisquem! Abusem! E entrem num espaço onde o Vosso sonho e a Vossa imaginação é que mandam… " (Filipa Sendim)