quarta-feira, 6 de julho de 2011

Qual a importância que a AJD tem na minha vida?

Segue mais um relato...

"Desde cedo a Associação Juvenil de Deão fez parte da minha vida. Foi, ainda “pequenina” que contactei pela primeira vez com o mundo de uma associação juvenil. O meu primeiro contacto com a associação foi sem dúvida o mais marcante e o mais enriquecedor. Na Oficina de Artesanato contactei pela primeira vez com pessoas que já faziam parte da associação, com elas aprendi a fazer palmitos, a montá-los e a ornamentar um arranjo floral. Posteriormente, com o passar do tempo e devido ao facto de algumas pessoas irem saindo daquela actividade, eu mesma passei a ensinar aos novos aprendizes o que antes tinha aprendido. Foi bom e gratificante ver que o esforço que tinha feito para aprender algo que fazia parte da nossa tradição, da nossa terra era agora posto em prática no ensino dos outros. Foram inúmeras as actividades em que participei como expositora ao serviço da AJD, como na “Feira da Terra” em S. Torcato, na “Manifesta”, no “Dia Internacional da Juventude” e na Exposição que se realizava na nossa freguesia. Com este tipo de actividades não enriquecemos só a nível de conhecimentos e costumes mas também a nível pessoal. As amizades que se constroem são igualmente muito importantes. Nessa altura, eu, uma “menina” contactava já com jovens, pessoas mais velhas que eu. Também esses relacionamentos são enriquecedores porque nos fazem olhar para o mundo com outros olhos.
Com o passar do tempo e devido em parte à pouca disponibilidade também eu abandonei esta actividade… Contudo a minha ligação à associação manteve-se e sempre se manterá. Ainda fiz parte da Assembleia Geral com o cargo de 2ª secretária. Esta função fazia com que eu estivesse mais atenta a todo o tipo de actividades que a associação ia desenvolver ao longo do ano, desde as Janeiras, ao DIJ, entre muitas outras. Foi uma participação completamente diferente da do Artesanato, mas de igual forma enriquecedora.
Ao longo destes anos reconheço que fazer parte da Associação Juvenil de Deão fez-me ver um mundo diferente, um mundo aberto ao associativismo, ao voluntariado, à partilha de experiências… É esta a minha missão na AJD, lutar por objectivos plausíveis que contribuam para um mundo melhor.

Não deixes que a Juventude seja apenas um momento, mas sim estado de Espírito." (Margarida Dias)

Sem comentários:

Enviar um comentário