sábado, 5 de abril de 2014

Projeto Envolv’artes

Decorre desde 2013, o projeto Envolv’artes, financiado pelo Programa Juventude em Ação e promovido pelo Ecomuseu de Barroso e pela ANIMAR, o qual integra jovens representantes de diferentes associações de Portugal e Itália.
Este projeto visa sensibilizar a juventude para a importância da sua participação no desenvolvimento dos seus territórios e para a importância da criatividade e empreendedorismo, impulsionando a conceção de projetos e processos de criação de emprego.
A Associação Juvenil de Deão – AJD começou a participar no projeto, em Montalegre, nos dias 18 e 19 de janeiro, numa reunião com jovens portugueses/as.
Este projeto, que termina com um encontro de jovens na Sardenha, para além das sessões de trabalho, permitiu a cada participante desenvolver no seu território uma ação local de forma a debater as potencialidades presentes nas suas localidades. Assim sendo, a AJD, juntamente com a Federação das Associações Juvenis do Distrito de Viana do Castelo – FAJDVC, realizou, no dia 8 de março, uma atividade intitulada por “Desenvolvendo freguesias rurais do concelho de Viana do Castelo: um projeto em construção”, cujo principal objetivo foi debater as potencialidades do nosso território para construção de um projeto que valorize todos os recursos, desde o património material ao imaterial. Esta iniciativa decorreu no Solar do Louredo, em Moreira de Geraz do Lima, e contou com a presença de diversos presidentes de junta de freguesia da margem sul do rio Lima, bem como dirigentes de associações locais. Contamos ainda com a participação da vereadora do Município de Montalegre e da representante do Ecomuseu de Barroso que apresentaram as suas boas práticas no desenvolvimento local e valorização do património.
Remodelar e instalar serviços de apoio ao/à visitante, que permitam, numa perspetiva integrada, a descoberta das regiões rurais de Viana do Castelo, através da criação de programas de animação, circuitos ou roteiros, foi a principal ideia apresentada pelos/as jovens que representam as entidades locais do concelho de Viana do Castelo (AJD e FAJDVC) e que servirá como ponto de partida para a construção de um projeto integrado na nossa comunidade. 
Nos próximos meses, estão agendadas reuniões com instituições públicas e privadas, para promover o contacto entre os/as diferentes agentes e desenvolver as ideias provocadas pela ação local.

Sara Freire

Sem comentários:

Enviar um comentário