segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Exposição de Rua Itinerante do Concurso de Fotografia "Caminhos de Igualdade"




Cerca de 30 metros de fotografias vão estar expostas na rua da Bandeira, em pleno centro histórico de Viana do Castelo, resultado do concurso Nacional de Fotografia intitulado "Caminhos de Igualdade".
A exposição é composta por três lonas que terão a dimensão de 8 a 10 metros por 80 centímetros, cada uma, e serão colocadas no chão da parte pedonal da Rua da Bandeira. As Lonas vão estar limitadas por estruturas que não permitirão que os transeuntes as pisem, apreciando a exposição nas laterais da rua e em alguns intervalos existentes entre estas.
Uma iniciativa promovida pela Associação Juvenil de Deão (AJD), no âmbito da campanha de sensibilização do Projeto "Caminhos de Igualdade", co-financiado pelo POPH/QREN e FSE, através da organização intermédia CIG.

As fotografias selecionadas evidenciam momentos de igualdade em situações profissionais, familiares e pessoais e várias fotografias denunciam práticas menos corretas numa perspectiva de denúncia e apelo preventivo. Cada fotografia enviada debate a problemática da Igualdade de Género.

As 30 fotografias selecionadas serão expostas este sábado, 19 de janeiro, e estarão patentes até dia 27 deste mês, das 14.30h às 19h. A inauguração terá início às 15.30h, no Museu do Traje, com a entrega de prémios, acompanhada com um verde de honra e um momento musical com o grupo de cavaquinhos da Associação Juvenil de Deão.

Este concurso nacional tem como embaixador André Boto, Fotógrafo Europeu do Ano 2010 pela FEP - Federação Europeia de Fotógrafos Profissionais e Master Qualified European Photographer, e decorreu entre 30 de novembro e 6 de janeiro. Ao concurso concorreram 31 participantes num total de 73 imagens, das quais oito são mulheres e 23 são homens. Do total de participantes, 17 são oriundos da zona centro, 11 do norte, dois do sul e uma participação das ilhas.

Participaram fotógrafos/as amadores ou profissionais, cidadãos ou cidadãs residentes em Portugal, independentemente da sua nacionalidade, com idade igual ou superior a 16 anos. Cada concorrente apresentou no máximo 3 fotografias.

Este concurso abordou a temática da Igualdade de Género e pretendeu sensibilizar os/as participantes e a comunidade em geral para a temática, desafiar os/as participantes a registar momentos de igualdade/desigualdade quotidiana em situações profissionais, familiares e pessoais, promover a criatividade e o sentido crítico dos/as participantes e incutir na população o gosto pela fotografia.  

A Exposição de Rua Itinerante, posteriormente, irá percorrer pelo menos 8 freguesias rurais do concelho de Viana do Castelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário