segunda-feira, 14 de julho de 2014

Projeto ENVOLV'ARTES


Como já referido neste blog, o projeto Envolv’artes foi financiado pelo Programa Juventude em Ação e promovido pelo Ecomuseu de Barroso e pela ANIMAR, e integrou jovens representantes de diferentes associações de Portugal e Itália.
O projeto visou sensibilizar a juventude para a importância da sua participação no desenvolvimento dos seus territórios e para a importância da criatividade e empreendedorismo, impulsionando a conceção de projetos e processos de criação de emprego.
Este projeto, que terminou com um encontro de jovens na Sardenha, para além das sessões de trabalho, permitiu a cada participante desenvolver no seu território uma ação local de forma a debater as potencialidades presentes nas suas localidades.
Assim sendo, a FAJDVC e a AJD realizaram, no dia 8 de março, a atividade intitulada “Desenvolvendo freguesias rurais do concelho de Viana do Castelo: um projeto em construção”, cujo principal objetivo foi debater as potencialidades do nosso território para construção de um projeto que valorize todos os recursos, desde o património material ao imaterial.
Durante a estadia na Sardenha, entre 16 e 23 de abril, representantes da AJD e da FAJDVC, e demais jovens de outras associações portuguesas, tiveram a oportunidade de partilhar as suas experiências com o grupo de jovens italianos/as e conhecer a cultura e a língua sarda. Para além disso, tendo este projeto como propósito a valorização da cultura, um dos momentos mais marcantes deste encontro foi o contacto com a vila museu, que dispõe de 400 murais e outras instalações artísticas, no encontro com alguns artistas da ilha do Mediterrâneo que trabalham na valorização da cultura pela arte - escultura e pintura.
Estas atividades permitiram aprofundar o conhecimento sobre o território de San Sperate e demonstraram a importância da existência de líderes e mediadores/as comunitários/as, isto é, pessoas que a partir das suas competências, procurem desenvolver iniciativas ou processos que contribuam para o desenvolvimento local. A título de exemplo, destacamos o testemunho de Pinuccio que, após o seu regresso a San Sperate nos anos 70, procurou fazer algo que contribuísse para o reconhecimento de San Sperate e que contribuísse para o desenvolvimento do território. Para tal, o maestro, escultor e pintor, desafiou todas as pessoas a pintar os muros de branco e a recriar nas suas paredes o seu quotidiano, e acreditou neste projeto, que passados 20 anos caracteriza a aldeia de San Sperate como um "museu vivo".
Com a participação neste projeto, nomeadamente com a ação local realizada em Viana do Castelo e com o intercâmbio na Sardenha, considerou-se que, com o envolvimento de diferentes agentes de desenvolvimento local do nosso território, é possível criar sinergias para implementar as ideias provocadas na ação local. Neste sentido, encontramo-nos numa fase de auscultação e definição de objetivos e caminhos.

Sara Freire

Sem comentários:

Enviar um comentário