quarta-feira, 4 de maio de 2011

Estejam atentos/as! Abracem o VOLUNTARIADO JOVEM!

Como estamos no Ano Europeu do Voluntariado, vamos apresentar durante o ano 2011 (aqui, no blog!) alguns testemunhos de jovens que têm experienciado a vida associativa e, consequentemente, o voluntariado na AJD.



“Quando me falaram na AJD, para mim não passava de um grupo de pessoas como muitas outras, que entre amigos se decidiram juntar, para promoverem e proporcionarem bons momentos a freguesia onde moram. Pensava eu… Mas o quê? O que é eles fazem? Quais os benefícios que uma associação pode trazer para Deão? O porquê de um punhado de jovens ter tomado esta atitude?
Comecei então por participar em algumas das actividades promovidas pela AJD, o que me levou a querer conhecer melhor o que era isto do associativismo. Foi então que participei numa das peças de teatro da AJD, passando desta forma a fazer parte do grupo de teatro. Foi a partir dai, e quase sem me dar conta, que me deixei envolver pelo mundo do associativismo, tornou-se como um “vício”, sem me aperceber já dava por mim a propor actividades, a executa-las, a dar as minhas opiniões e palpites, a fazer pequenas coisas (actas, projectos, planos de actividades), que contribuíram bastante para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.
Através de muitas das actividades promovidas pela AJD (grupo de teatro, passeio anual, janeiras, intercâmbios, acções de formação, projectos) tive a oportunidade de conhecer inúmeros lugares, que me proporcionaram experiências bastante enriquecedoras. Situações nas quais conheci e lidei com realidades diferentes daquelas com que me deparava no dia-a-dia. Muitas das acções de formação que fui adquirindo por intermédio da AJD, ajudaram-me a integrar e interagir sem medo nem receio, conforme as situações com as quais sou confrontada. Não deixando de parte a aquisição de conhecimentos e experiências, para posteriormente poder partilhar e transmitir aos jovens da nossa terra.
Faz como eu: aparece e informa-te. Não te esqueças… O futuro da AJD são os jovens, que tem de dar continuação ao sonho e projecto que outros já fundaram, que neste momento eu ajudo a manter e tu que estás a ler este texto vais ajudar a crescer.
Aparece, a Associação é de todos e para todos!” (Ana Luísa Mendes)





Sem comentários:

Enviar um comentário