segunda-feira, 2 de maio de 2011

EDUCAR SOBRE RODAS

Crianças do Jardim de Infância de Deão iniciaram-se na prática de patinagem, no Pavilhão Gimnodesportivo da freguesia.


Com o apoio incondicional do Director do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, da Junta de Freguesia de Deão e dos pais/encarregados de educação, o projecto “Vamos Aprender a Patinar”, proposto pela Educadora Cláudia Vieira, arrancou com sucesso no mês de Janeiro.
Com o objectivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância das actividades lúdicas e desportivas, como factor fundamental na melhoria do bem-estar e qualidade de vida este projecto foi aprovado e começa agora a deslizar para a alegria das nossas crianças.
Esta actividade pretende contribuir para o desenvolvimento integral harmonioso da criança em diferentes domínios: psicomotor, sócio-afectivo e cognitivo.
Um dos objectivos principais é fomentar a prática desportiva organizada, facilitadora da aproximação da escola à realidade envolvente facto este, que se verificou com a total adesão dos pais nesta iniciativa.
O grupo de pais e crianças do JI de Deão iniciaram a primeira parte do projecto com uma ida ao Pavilhão Desportivo de Monserrate, em Viana do Castelo onde assistiram a um jogo de hóquei entre a fantástica equipa da “Juventude de Viana” e o “Gulpilhares”. Esta actividade contou com a colaboração absoluta do Director da “Juventude de Viana”, Vasco Rocha ao qual queremos apresentar a nossa humilde gratidão pela disponibilidade prestada. Deve ainda ser aqui reconhecida a sua importância como um factor decisivo e motivador para o arranque bem sucedido deste projecto.
Era claramente visível a emoção e o entusiasmo pela modalidade nos mais pequeninos ao verem as proezas dos atletas. Ficaram ansiosos, aguardando a primeira aula de iniciação à patinagem que decorreu logo nos dias seguintes.
Equipados a rigor e com a sua segurança garantida, a primeira aula de patinagem foi comovente. As crianças adoraram a sensação de serem capazes de patinar logo no primeiro dia. Ao contrário das expectativas, e até de algum receio por parte da educadora, não se registaram quedas! A capacidade de concentração, o poder imaginativo e o sentido de equilíbrio foram alguns dos atributos essenciais que se verificaram de imediato.
A patinagem, sendo uma actividade de “vertigem e risco”, não é necessariamente uma actividade perigosa, embora seja fundamental respeitar algumas regras de segurança básica e se considerem as recomendações pedagógicas da orientadora, cujo currículo desportivo é notável.
Em suma, o projecto está a concretizar-se de uma forma muito positiva e esperamos que continue TUDO SOBRE RODAS.


A Educadora, Cláudia Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário