sexta-feira, 27 de julho de 2012

EVENTO NACIONAL DE CONTRIBUTOS – CONHECER PARA AGIR: CONTRIBUTOS PARA O LIVRO BRANCO DA JUVENTUDE

Dia 17 de maio, 5:30h da manhã, já estávamos a caminho de Lisboa para o Evento Nacional de Contributos do Livro Branco da Juventude.
Os "Livros Brancos" publicados pela Comissão Europeia são documentos que contêm propostas de acção comunitária em domínios específicos. Surgem, por vezes, na sequência de "Livros Verdes", cuja finalidade consiste em lançar um processo de consulta a nível europeu.
Depois de vários eventos regionais, todos os contributos foram reunidos e apresentados ao público, no dia 17 de maio, no Instituto de Ciências Sociais (ICS), em Lisboa.
Para essa apresentação, contámos com um programa rigoroso:
- Sessão de Abertura do Encontro, com intervenções da Profª. Dr.ª Maria Manuel Vieira, Presidente do Observatório Permanente da Juventude e do Dr. Augusto Baganha, Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude;
- Conferência Inaugural do Evento sob o tema "Profetas do Presente, em tempos de crise e mudança", com intervenção do Prof. Dr. José Machado Pais, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa;
- Apresentação final dos contributos das associações juvenis para o Livro branco da Juventude, com intervenções do Dr. Ivo Costa, Presidente do Concelho Nacional da Juventude (CNJ) e pelo representante da Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ);
- Sessão de Encerramento com intervenções do Dr. Jorge Vala, Presidente do ICS e do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Dr. Alexandre Miguel Mestre.
Tudo isto parece uma manhã exaustiva de trabalho, mas a verdade é que não foi uma simples apresentação de um livro, contou com vários debates, onde as intervenções das representantes da AJD foram elogiadas pelo teor interessante e pela pertinência das mesmas. Foram discutidos vários temas, desde a igualdade de género até à homossexualidade, passando pelas oportunidades para os/as jovens recém licenciados/as. A manhã terminou com um almoço onde os/as vários/as representantes da região Norte conviveram, falaram e trocaram experiências.
No fim de tudo, mais uma longa viagem que terminou em frente à Pousada da Juventude de Viana do Castelo, com mais experiências e mais histórias para contar.


Mafalda Bandarra

Sem comentários:

Enviar um comentário