quarta-feira, 25 de julho de 2012

XV Aniversário AJD


AJD, 15 Anos a caminhar por Deão

Como havia referido no último Caroça, este ano, no dia 19 de abril, a AJD completou 15 anos. Mas, por motivos de força maior, as comemorações do aniversário da AJD foram efectuadas a 29 de Abril.
Foram dois os momentos altos das referidas comemorações: no período da manhã, a prova de BTT – Trilhos da Caroça2012 e no período da tarde, a atuação dos KavaKinus, o grupo de Cavaquinhos da AJD.
A prova de BTT, pese embora a instabilidade do tempo e a falta de experiência da organização, pois foi organizada este ano pela primeira vez, correu muito bem!                    
O apoio e envolvimento de tantas pessoas e de todas as idades foi claro: pode dizer-se que as ajudas vieram dos oito anos aos oitenta e oito anos. A título de exemplo, crianças e adolescentes ajudaram na orientação dos/as participantes e o nosso melhor artesão de Caroças, o Sr. Manuel Codeço, que fez o prémio para os/as participantes na prova de 20 km, lindas Caroças em miniatura. Muitos/as nos apoiaram com donativos ou trabalho. A atitude dos/as participantes foi excelente, sempre de desportivismo e simpatia.
Ao almoço seguiu-se um convívio salutar com conversas, jogos de cartas e atuação do Kavakinus. Muitas pessoas apareceram propositadamente para este momento!       
O grupo animou a tarde e deu o mote para cantarmos os parabéns à nossa querida associação.
Neste aniversário e em Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre as Gerações quero, em nome dos/as jovens da AJD, agradecer a todas as pessoas mais velhas, que têm sido um contributo imprescindível para a formação da AJD. Entre estas pessoas certamente que não me levarão a mal se dirigir um agradecimento muito especial ao Sr. Manuel Codeço. Por último, faço votos para que esta relação intergeracional continue a dar bons frutos!

Joaquina Mendes

TrilhosDaCaroça 2012

No passado dia 29 de abril de 2012, a AJDeão comemorou o seu 15º aniversário. Para estas comemorações, a AJDeão iniciou o dia com a partida da primeira edição dos TrilhosDaCaroça.
TrilhosDaCaroça é um passeio de BTT, dividido em dois percursos, 20 e 50 km, pela margem esquerda do Rio Lima, pelas ruas e caminhos de Deão, seguindo pelos montes e terras vizinhas, passando pela Capela da Senhora do Castro (Deocriste), em direção a Santa Justa (Carvoeiro), onde todos/as os/as betêstistas tinham à espera um reforço alimentar.
Entre alguma desorientação e cansaço, pois foram várias as dificuldades encontradas durante o percurso, mas recompensador pelo menos para o pódio, lá foram eles e elas!
No passeio dos 20 km, os três primeiros participantes a chegar ao fim foram o Gabriel Cardoso, o Cláudio Matos e o Alberto Herculano, que levaram para suas casas uma Caroça feita e oferecido pelo nosso artesão Manuel Codeço, a quem agradecemos muito o seu contributo para este evento. Já nos 50 km, os três primeiros lugares foram para o Tiago Amorim, Nuno Arieira e Tiago Vieira que ganharam, cada um, um vale de €100, a trocar na Loja Castanheira & Castanheira.
Queremos agradecer a todos/as os/as betetistas e cicloturistas a participação e na certeza de que na próxima edição poderemos contar com todos/as eles/elas e muitos mais, prometemos que a cada ano que passa o nosso evento ficará melhor com a correção dos erros ou lapsos.
Não podendo esquecer o contributo de todos/as os/as que nos ajudaram e incentivaram a realizar este evento, queremos agradecer em especial à Farmácia Correia Lages, ao Restaurante Universo, à Pinturar, à Farmácia Lima Delgado, à Médica Dentista Dora Pereira, à loja Castanheira & Castanheira, à Loja Agro PB, à Junta de Freguesia de Deão e ao IPDJ, pois sem o vosso apoio seriamos impossível a realização deste evento.

A todos/as o nosso muito OBRIGADO…

Silvério Viana

Sem comentários:

Enviar um comentário