domingo, 19 de abril de 2015

MAIORIDADE

Segundo a Infopedia, maioridade é a idade fixada pela lei a partir da qual se entra legalmente no gozo de direitos civis; emancipação; ou estado de completo desenvolvimento de um grupo ou de uma sociedade.
É inacreditável como os anos passaram rápidos. A AJD já tem 18 anos e para mim é como se tivesse sido ontem o dia em que assinamos a escritura da sua constituição.
Sim. Foi no dia 19 de abril de 1997, um sábado de manhã, que um grupo de treze jovens (oito raparigas e cinco rapazes) compareceu no então Segundo Cartório Notarial de Viana do Castelo e constituíram entre si uma associação a que deram o nome de Associação Juvenil de Deão – AJD.
Mas, não foi nesse dia que tudo começou. Talvez a maioria dos/as leitores/as não se lembre como foi o início e por isso fui aos arquivos rever a história. E desde já, lanço aqui o desafio de nas próximas edições deste boletim, se narrar os factos dos primeiros tempos.
De facto, rezam os documentos que foi pelos dias de novembro de 1996 que um punhado de jovens deonenes, entre os 20 e os 30 anos, interpretando o sentir de muitos/as outros/as, e na sequência de conversas tidas por aqui e por ali, decidiram reunir-se numa cozinha para pensar em criar uma associação para promoção, desenvolvimento e apoio de atividades culturais, desportivas, recreativas e sociais a realizar na freguesia, com especial incidência junto das camadas mais jovens, sem descurar o apoio à restante comunidade.
Até que a 19 de abril de 1997, a AJD foi formalmente fundada, tendo vindo a trabalhar essencialmente com jovens e crianças, construindo ou ajudando a construir novos caminhos, a ganhar asas e a criar raízes: foram tantos os projetos realizados que uma edição do Caroça não chegaria para os enumerar. Pois não, basta pensar que este boletim já vai na 79ª edição, e em cada uma delas, se escreveu sobre todas as atividades e projetos da associação. Quem guardou todas as edições tem a história desta jovem associação que já atingiu a sua maioridade.
Quando começamos no passado, não sabíamos muito bem para onde íamos no futuro, mas fomos andando e construímos o caminho que nos levou até ao presente!
Parabéns AJD! Já és MAIOR!
E obrigada por me deixares fazer parte da tua história, independentemente da minha idade. Tenho orgulho de estar contigo desde o início e de ainda poder contribuir para cresceres mais.

Ana Paula Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário