terça-feira, 3 de maio de 2011

Ano Europeu do Voluntariado 2011



O presente ano foi designado no dia 27 de Novembro de 2009, pelo Conselho de Ministros da U.E., Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa, ou na versão mais curta e popular Ano Europeu do Voluntariado.
Este ano tem como objectivo geral “incentivar e apoiar os esforços desenvolvidos pela Comunidade, pelos Estados-Membros e pelas autoridades locais e regionais tendo em vista criar condições na sociedade civil propícias ao voluntariado na U.E. e aumentar a visibilidade das actividades de voluntariado na U.E.”
Em Portugal, o organismo responsável pela organização da sua participação no Ano Europeu é o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado-CNPV.
Este é um tema sobre o qual, como membro da AJD tenho conhecimentos, pois tal como todos os membros directivos desta associação, integro-a em regime de voluntariado. Isto é, tal como refere a Lei nº 71/98, de 3 Novembro que formula as bases do enquadramento jurídico do voluntariado, levamos a cabo “(…)um conjunto de acções de interesse social e comunitário realizadas de forma desinteressada (…), no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade desenvolvidos sem fins lucrativos (…)”.
Os nossos objectivos passam por desenvolver a comunidade local possibilitando, muito em particular aos/ás jovens, oportunidades de experiências de aprendizagem não formal ou informal, que lhes permitem adquirir um conjunto de competências a nível pessoal, social, educacional e cultural, que de outra forma não seria possível. São estas competências que actualmente diferenciam os/as jovens positivamente, isto é, numa época em que a maior parte dos/das jovens em idade de aceder ao mundo de trabalho têm formação a nível superior, as competências adquiridas por meio de participação em projectos como os que se desenvolvem na AJD ou a própria AJD permitem a diferenciação dos/das jovens potenciais trabalhadores/as. A escolha de um/uma jovem para um lugar de emprego é feita, cada vez mais, com base no facto de este ter passado por experiências de aprendizagem informal ou não formal.
Curiosamente, hoje dia 28 de Fevereiro, recebemos a notícia na AJD que somos uma organização acreditada para coordenar, receber e enviar jovens no âmbito de Serviço Voluntário Europeu-SVE. O SVE é um projecto de voluntariado inserido no Programa Juventude em Acção da responsabilidade da U.E., dirigido a jovens, que promove a solidariedade entre os jovens, beneficiando as comunidades locais, as entidades de acolhimento e os jovens voluntários. Ter esta acreditação significa que a AJD pode receber jovens de vários países da União Europeia, mas também de outras partes do mundo e também enviar jovens portugueses para outros países e ainda coordenar projectos de acolhimento e de envio de jovens.
Muito mais haveria a dizer sobre voluntariado, no entanto, escolhi o que acabei de escrever para este editorial porque penso ser uma perspectiva de voluntariado menos tratada e extremamente interessante. São exemplos de que o voluntariado é um trabalho não remunerado, mas com recompensas extraordinárias e únicas.
Este ano, abraça um projecto onde possas ser voluntário/a, vais gostar da experiência!



Joaquina Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário