quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Intercâmbio AJD - LA LOCO

 
No dia 20 de julho recebemos aqui em Deão vários jovens naturais de Nantes que vieram visitar Viana do Castelo e escolheram a nossa associação para os “guiar” numa viagem.
Era nove da manhã e já estávamos todos prontos para os receber, ansiosos é claro, mas muito entusiasmados.
Iniciámos o dia com actividades que consistiam em apresentarmo-nos uns aos outros através de jogos. Logo em seguida formámos grupos e realizamos um peddy-paper por Deão.
À tarde houve uma oficina de palmitos, onde todos os franceses fizeram um palmito e levaram como recordação. De seguida realizaram-se os jogos tradicionais, houve também alguns que dedicaram essa tarde à dança, quer portuguesa quer francesa e assim terminou a nossa tarde.
Sábado por volta das nove e trinta da manhã já todos estávamos em Viana à espera de iniciarmos a visita pela cidade, visitamos os locais de maior interesse desde a Igreja da Sr. da Agonia até à Biblioteca Municipal, foi bastante educativo tanto para eles como para nós.
Nessa tarde esteve o professor e alguns dos alunos da “KavaKinus” a ensinar a tocar cavaquinho, seguiu-se depois um concerto apresentado pelo grupo e enquanto se apreciava a música outros preparavam o jantar, este foi o único jantar em que estivemos todos juntos e foi muito divertido pois podemos interagir mais. Depois do jantar fomos todos cantar, foi montada uma mesa com um painel e o resto da noite foi dedicada ao Karaoke.
No Domingo fomos até Estorãos e lá foi realizado um torneio com três tipos de jogos diferentes, seguindo um mergulho bem merecido, quando já todos estávamos cansados fomos almoçar algo leve pois mal acabamos o almoço fomos todos para a água, perto das quatro horas fomos até às Lagoas de Bertiandos ver aquilo que a natureza tem de melhor. E era ali a nossa despedida dos “franceses”, mas não foi bem isso que aconteceu pois no fim das despedidas tivemos a excelente notícia de que na segunda-feira por volta das oito horas da noite iríamos reencontrarmo-nos.
Eram oito horas e já estávamos lá todos felizes, pois sabíamos que iria ser muito divertido mas triste pois era o último dia, nessa noite voltamos a cantar e a dançar e muitas fotos foram tiradas, houve bolo de aniversário pois um dos outros jovens fez anos. Quando chegou a hora da partida muitos foram os beijos e abraços recebidos mas também as lágrimas e uma das palavras que lhes ensinamos foi “Saudade”…
Só nos resta agradecer á AJD esta oportunidade incrível que nos proporcionou e claro esperamos que para o ano haja mais.
Bruna Portela


terça-feira, 14 de agosto de 2012

PROVA DE BTT/ PASSEIO PELOS CAMINHOS DE DEÃO

Tens entre 6 e 14 anos?
Queres participar numa atividade espetacular?
Então inscreve-te na prova de BTT/passeio pelo Caminhos de Deão. Esta atividade realiza-se no dia 17 de Agosto pelas 15:30h, tem início na Ludoteca da AJD.

Ficha de Inscrição:
  





AUTORIZAÇÃO


Eu, __________________________________________________________________, residente em ______________________________________, encarregado de educação do(a) _________________________________________________, declaro para os devidos efeitos que autorizo a participação do meu educando num passeio/prova BTT (riscar o que não interessa) pelos caminhos de Deão, organizado pela AJD, no dia 17 de Agosto, às 15:30 h. O ponto de encontro será na Ludoteca. O passeio terminará no recinto próximo da Fonte do Coto. Regressamos à ludoteca às 18:00 h. 

Assinatura do encarregado de educação,
_____________________________________________

B.I. n.º _________________ Arquivo______________ Data _______________

Cartão de cidadão n.º____________________________________


Nota: Quem quiser participar deve levar um pequeno lanche. A inscrição é obrigatória
para participar na atividade e pode ser entrega na Ludoteca ou enviada por mail.


Percurso da Prova de BTT/ Passeio pelos Caminhos de Deão
Sais da ludoteca, na estrada viras à esquerda, segue até encontrares o primeiro caminho à direita, segue sempre pela direita até à Fonte do Frade.
Já na Fonte continua à direita até à Capela de São Francisco, onde deves continuar à direita até encontrares um novo caminho, viras à esquerda, segue pelo caminho principal até encontrares o triângulo no chão, ai segue pela direita, encontrarás a Estrada da Gândara.
Desce a Estrada da Gândara, nesta Estrada encontras um caminho em terra à direita, segue por esse caminho, ao fim deste caminho vira à direita, continua sempre pela direita até encontrares uma bifurcação onde deves continuar pela direita, de imediato encontras um largo.
Nesse largo segue pela esquerda até encontrares a estrada, vira à esquerda até avistares à direita um Cruzeiro. Segue pelo caminho do cruzeiro e sempre à direita até encontrarem novamente a estrada.
Na estrada vira à direita até ao loteamento que se encontra à esquerda, sobe o loteamento e segue pelo caminho pedonal, depois deste segue pelo caminho em terra até à estrada. Atravessa a estrada com todo o cuidado e seguindo as indicações de um/uma guia segue até à Fonte do Côto.
Na Fonte do Côto é a Grande final, Prémios e Lanche!!!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

AJD recebeu no IPDJ, em Lisboa, 1º PRÉMIO "JOVENS PELA IGUALDADE"

A Associação Juvenil de Deão(AJD), recebeu na sexta - feira, 3 de Agosto, no Instituto Português do Desporto e Juventude, em Lisboa, o PRIMEIRO PRÉMIO “Jovens pela Igualdade”. A cerimónia foi presidida pelo Presidente do instituto Português do Desporto e Juventude, Dr. Augusto Baganha, e pela Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Dr.ª Fátima Duarte. Este prémio é promovido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), no âmbito do IV Plano Nacional para a Igualdade, Género, Cidadania e Não Discriminação, 2011-2013, e destina-se ao Associativismo Jovem com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas actividades por si desenvolvidas.
O Primeiro Prémio “Jovens pela Igualdade” serviu para reconhecer e incentivar o trabalho que a Associação Juvenil de Deão vem desenvolvendo ao longo dos anos em projectos e actividades que promovem a cidadania e igualdade de género.


quinta-feira, 2 de agosto de 2012

IV PASSEIO ANUAL DA AJD – LEIRIA, TOMAR E CONÍMBRIGA



SÁBADO, 26 DE MAIO

Uma vez os/as participantes confortavelmente instalados/as no autocarro, partimos às 6.00 h para a viagem organizada pela A.J.D.
Um ponto de honra para o motorista que preparou um pequeno banco a fim de facilitar o acesso do autocarro às pessoas mais idosas.
Após uma paragem para o pequeno-almoço na estação serviço de Antuã, partimos novamente para a PRAIA DA VIEIRA.
A Praia da Vieira é uma pequena estação balneária conhecida pelo espectáculo das crianças que fazem sinais aos pescadores, sob o olhar vigilante dos antigos que reparam as redes de pesca. Podem-se ver barcos de madeiras com cores alegres e com a proa engraçada.
Um jovem militar de Deão permitiu-nos visitar a Base Militar de MONTE REAL. Num ”breffing” trouxe-nos explicações sobre a utilidade desta Base em tempo de paz. Pudemos visitar certas instalações, assistir ao adestramento dos cães, subir num veículo blindado, para alguns... Assistimos mesmo um exercício espectacular de bombeiros!
Após o almoço tomado na cantina da Base Militar, continuamos a nossa viagem para LEIRIA.
O Castelo de Leiria domina a cidade com as suas velhas pedras, os seus vestígios, as suas galerias. Da parte superior desta fortaleza, temos uma vista magnífica da cidade de Leiria com o famoso estádio de futebol do União de Leiria.
AS GRUTAS SANTO ANTÓNIO! Quem nunca viu algumas grutas? As de Santo António em Porto de Mós são imensas. Um guia extremamente simpático convidou-nos a descobrir os quilómetros de galerias, pontuando com anedotas que divertem. Com um pouco de imaginação, as estalactites e as estalagmites representam diversas formas mais ou menos visíveis.
BATALHA: uma maravilha de arquitectura que não deixa ninguém indiferente. O Mosteiro de Santa Maria da Vitória é classificado pela UNESCO como Património da Humanidade desde 2007 e mereço-o!
Regresso a Leiria para descobrir o alojamento no Hotel EUROSOL. O tempo de familiarizar-se com o quarto e de refrescar-se, aí estamos nós outra vez a caminho mas desta vez para jantar. É em redor de uma grande “mesa de família de Deão” que compartilhamos a refeição no restaurante “Lys”. Após esta refeição, tínhamos bairro livre: saída para quem quer e descanso para os/as outros/as. Descanso merecido após um dia preenchido, à vontade!

DOMINGO, 27 DE MAIO

O pequeno-almoço é servido numa sala com vista panorâmico, no último andar do hotel. Pequeno-almoço copioso que prepara para um segundo dia que se anuncia carregado.
Primeira etapa: TOMAR e o seu convento.
O convento de Cristo também é classificado pela UNESCO como Património Mundial. O seu estado de conservação torna-o muito interessante e bonito de se ver. Como convento, espera-se uma arquitectura austera, limpa para meditação dos seus ocupantes. Mas não! Se descobrem riquezas nos ornamentos de pilares, abobadas, cores nas decorações dos murais e capelas. Sem falar da “Charola”! Não se tem bastante nos olhos para admirar os detalhes. A visita é encurtada para respeitar o planeado.
Examinamos seguidamente as ruas de Tomar, para tornar-se ao restaurante e almoçar em pequenos grupos. Tomar é igualmente famoso pela Festa Dos Tabuleiros que há de 4 em 4 anos; infelizmente não estavamos em bom ano!
Após a refeição, partimos para CONÍMBRIGA e descobrir os vestígios da invasão romana na Península Ibérica. Uma cidade romana no centro do Portugal, para além dos mosaicos em excelente estado, podem-se ver pinturas murais, casas, ruínas dos banhos e um teatro. Tudo aquilo data entre o fim do segundo milénio antes de Jesus-Cristo e o século VI da era cristã. Ao traçado destes vestígios, imaginamos a organização da vida dos romanos. Um museu ajuda-nos a compreender como viviam os habitantes nessa época.
Para terminar este passeio anual, fomos até TENTÚGAL. Para os que não conhecem, TENTÚGAL é conhecida pelos seus deliciosos pastéis feitos de massa folhada, recheada de creme de ovos; hummm que bom! São doces conventuais cuja origem remonta ao convento de Nossa Senhora de Carmo de TENTÚGAL.
O nosso dia de domingo toma-nos o fim e aí está o regresso para Deão. Estamos ligeiramente tristes por ter acabado o nosso passeio, mas o nosso coração é preenchido por bonitas descobertas.
Não esquecemos o ambiente em que cada um de nós participou e para ele contribuiu: no autocarro cantámos, contámos histórias, quer fossem os/as jovens, os/as muito jovens ou os/as menos jovens.
Participámos também num questionário relativo às diferentes etapas da nossa excursão.
OBRIGADA a todos/as os/as que organizaram esta saída.
OBRIGADA também a todos/as aqueles/as que participaram: os/as de Deão e os/as de outras terras.
Até pelo próximo ano, se Deus quiser!

Jacqueline da Silva