quinta-feira, 2 de agosto de 2012

IV PASSEIO ANUAL DA AJD – LEIRIA, TOMAR E CONÍMBRIGA



SÁBADO, 26 DE MAIO

Uma vez os/as participantes confortavelmente instalados/as no autocarro, partimos às 6.00 h para a viagem organizada pela A.J.D.
Um ponto de honra para o motorista que preparou um pequeno banco a fim de facilitar o acesso do autocarro às pessoas mais idosas.
Após uma paragem para o pequeno-almoço na estação serviço de Antuã, partimos novamente para a PRAIA DA VIEIRA.
A Praia da Vieira é uma pequena estação balneária conhecida pelo espectáculo das crianças que fazem sinais aos pescadores, sob o olhar vigilante dos antigos que reparam as redes de pesca. Podem-se ver barcos de madeiras com cores alegres e com a proa engraçada.
Um jovem militar de Deão permitiu-nos visitar a Base Militar de MONTE REAL. Num ”breffing” trouxe-nos explicações sobre a utilidade desta Base em tempo de paz. Pudemos visitar certas instalações, assistir ao adestramento dos cães, subir num veículo blindado, para alguns... Assistimos mesmo um exercício espectacular de bombeiros!
Após o almoço tomado na cantina da Base Militar, continuamos a nossa viagem para LEIRIA.
O Castelo de Leiria domina a cidade com as suas velhas pedras, os seus vestígios, as suas galerias. Da parte superior desta fortaleza, temos uma vista magnífica da cidade de Leiria com o famoso estádio de futebol do União de Leiria.
AS GRUTAS SANTO ANTÓNIO! Quem nunca viu algumas grutas? As de Santo António em Porto de Mós são imensas. Um guia extremamente simpático convidou-nos a descobrir os quilómetros de galerias, pontuando com anedotas que divertem. Com um pouco de imaginação, as estalactites e as estalagmites representam diversas formas mais ou menos visíveis.
BATALHA: uma maravilha de arquitectura que não deixa ninguém indiferente. O Mosteiro de Santa Maria da Vitória é classificado pela UNESCO como Património da Humanidade desde 2007 e mereço-o!
Regresso a Leiria para descobrir o alojamento no Hotel EUROSOL. O tempo de familiarizar-se com o quarto e de refrescar-se, aí estamos nós outra vez a caminho mas desta vez para jantar. É em redor de uma grande “mesa de família de Deão” que compartilhamos a refeição no restaurante “Lys”. Após esta refeição, tínhamos bairro livre: saída para quem quer e descanso para os/as outros/as. Descanso merecido após um dia preenchido, à vontade!

DOMINGO, 27 DE MAIO

O pequeno-almoço é servido numa sala com vista panorâmico, no último andar do hotel. Pequeno-almoço copioso que prepara para um segundo dia que se anuncia carregado.
Primeira etapa: TOMAR e o seu convento.
O convento de Cristo também é classificado pela UNESCO como Património Mundial. O seu estado de conservação torna-o muito interessante e bonito de se ver. Como convento, espera-se uma arquitectura austera, limpa para meditação dos seus ocupantes. Mas não! Se descobrem riquezas nos ornamentos de pilares, abobadas, cores nas decorações dos murais e capelas. Sem falar da “Charola”! Não se tem bastante nos olhos para admirar os detalhes. A visita é encurtada para respeitar o planeado.
Examinamos seguidamente as ruas de Tomar, para tornar-se ao restaurante e almoçar em pequenos grupos. Tomar é igualmente famoso pela Festa Dos Tabuleiros que há de 4 em 4 anos; infelizmente não estavamos em bom ano!
Após a refeição, partimos para CONÍMBRIGA e descobrir os vestígios da invasão romana na Península Ibérica. Uma cidade romana no centro do Portugal, para além dos mosaicos em excelente estado, podem-se ver pinturas murais, casas, ruínas dos banhos e um teatro. Tudo aquilo data entre o fim do segundo milénio antes de Jesus-Cristo e o século VI da era cristã. Ao traçado destes vestígios, imaginamos a organização da vida dos romanos. Um museu ajuda-nos a compreender como viviam os habitantes nessa época.
Para terminar este passeio anual, fomos até TENTÚGAL. Para os que não conhecem, TENTÚGAL é conhecida pelos seus deliciosos pastéis feitos de massa folhada, recheada de creme de ovos; hummm que bom! São doces conventuais cuja origem remonta ao convento de Nossa Senhora de Carmo de TENTÚGAL.
O nosso dia de domingo toma-nos o fim e aí está o regresso para Deão. Estamos ligeiramente tristes por ter acabado o nosso passeio, mas o nosso coração é preenchido por bonitas descobertas.
Não esquecemos o ambiente em que cada um de nós participou e para ele contribuiu: no autocarro cantámos, contámos histórias, quer fossem os/as jovens, os/as muito jovens ou os/as menos jovens.
Participámos também num questionário relativo às diferentes etapas da nossa excursão.
OBRIGADA a todos/as os/as que organizaram esta saída.
OBRIGADA também a todos/as aqueles/as que participaram: os/as de Deão e os/as de outras terras.
Até pelo próximo ano, se Deus quiser!

Jacqueline da Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário