quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Intercâmbio AJD - LA LOCO

 
No dia 20 de julho recebemos aqui em Deão vários jovens naturais de Nantes que vieram visitar Viana do Castelo e escolheram a nossa associação para os “guiar” numa viagem.
Era nove da manhã e já estávamos todos prontos para os receber, ansiosos é claro, mas muito entusiasmados.
Iniciámos o dia com actividades que consistiam em apresentarmo-nos uns aos outros através de jogos. Logo em seguida formámos grupos e realizamos um peddy-paper por Deão.
À tarde houve uma oficina de palmitos, onde todos os franceses fizeram um palmito e levaram como recordação. De seguida realizaram-se os jogos tradicionais, houve também alguns que dedicaram essa tarde à dança, quer portuguesa quer francesa e assim terminou a nossa tarde.
Sábado por volta das nove e trinta da manhã já todos estávamos em Viana à espera de iniciarmos a visita pela cidade, visitamos os locais de maior interesse desde a Igreja da Sr. da Agonia até à Biblioteca Municipal, foi bastante educativo tanto para eles como para nós.
Nessa tarde esteve o professor e alguns dos alunos da “KavaKinus” a ensinar a tocar cavaquinho, seguiu-se depois um concerto apresentado pelo grupo e enquanto se apreciava a música outros preparavam o jantar, este foi o único jantar em que estivemos todos juntos e foi muito divertido pois podemos interagir mais. Depois do jantar fomos todos cantar, foi montada uma mesa com um painel e o resto da noite foi dedicada ao Karaoke.
No Domingo fomos até Estorãos e lá foi realizado um torneio com três tipos de jogos diferentes, seguindo um mergulho bem merecido, quando já todos estávamos cansados fomos almoçar algo leve pois mal acabamos o almoço fomos todos para a água, perto das quatro horas fomos até às Lagoas de Bertiandos ver aquilo que a natureza tem de melhor. E era ali a nossa despedida dos “franceses”, mas não foi bem isso que aconteceu pois no fim das despedidas tivemos a excelente notícia de que na segunda-feira por volta das oito horas da noite iríamos reencontrarmo-nos.
Eram oito horas e já estávamos lá todos felizes, pois sabíamos que iria ser muito divertido mas triste pois era o último dia, nessa noite voltamos a cantar e a dançar e muitas fotos foram tiradas, houve bolo de aniversário pois um dos outros jovens fez anos. Quando chegou a hora da partida muitos foram os beijos e abraços recebidos mas também as lágrimas e uma das palavras que lhes ensinamos foi “Saudade”…
Só nos resta agradecer á AJD esta oportunidade incrível que nos proporcionou e claro esperamos que para o ano haja mais.
Bruna Portela


Sem comentários:

Enviar um comentário