terça-feira, 29 de abril de 2014

Comemoração dos 40 anos do 25 de Abril

No dia 12 de abril de 2014, a AJD dirigiu-se a Viana do Castelo para a realização de um pedy-paper, no âmbito das Comemorações dos quarenta anos do 25 de Abril.
O ponto de encontro, desta atividade, foi na Praça da Liberdade, onde se encontravam várias associações para participarem, os promotores da atividade e pessoas associadas ao 25 de Abril de 1974.
Os membros de cada associação foram divididos em grupos, num total de 5 grupos. Cada grupo recebeu o guião que deveríamos completar durante o pedy-paper e cada participante recebeu um resumo da história do 25 de Abril de 1974, dois autocolantes alusivos aos quarenta anos de 25 de Abril e um cravo vermelho.
O percurso começou por volta das 10:30h e cada grupo pôs mãos à obra. O objetivo da atividade era percorrer a cidade de Viana do Castelo para conhecer espaços e pessoas que estavam associadas ao 25 de Abril e com estas informações deveríamos responder a dez perguntas relacionadas com esse dia. Cada grupo tinha de as responder corretamente, assim como chegar ao ponto de encontro o mais rápido possível.
Passado uma hora e meia de esforço, empenho e aprendizagem, todos os grupos encontravam-se de novo na Praça da Liberdade.
Avaliaram-se as respostas e foi declarado o vencedor. Neste caso não é relevante quem foi o vencedor, pois o mais importante foi a atividade que fez com que todos/as nós adquiríssemos novas experiências e novos conhecimentos sobre o tão comemorado dia que foi o 25 de Abril de 1974.

Catarina Rodrigues

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Atividades para as férias da Páscoa na Ludoteca/Escola Comunitária da AJD


A Ludoteca/Escola Comunitária da AJD situa-se no Caminho Entre Escolas, n.º 19, Deão (antiga escola primária).

AJD integra as comemorações do 25 de abril em Viana do Castelo

No dia 14 de março, um grupo de jovens que frequenta a oficina de teatro da AJD, participou numa tertúlia musicada com a leitura de alguns textos e poemas alusivos ao 25 de abril, no Freguez – Loja e Café.
Nesta tertúlia, também várias pessoas que viveram o 25 de abril, contaram as suas histórias aos/às mais novos/as.
Este momento de partilha foi muito agradável e enriquecedor e mostrou aos/às jovens a vida antes desta data memorável.
Pela importância que tem o 25 de abril no nosso país, a AJD vai continuar a colaborar nestas comemorações em Viana do Castelo.   

Guilherme Silva

AJD na QUALIFICA

No dia 16 de março, a convite do IPDJ, a AJD esteve presente na QUALIFICA – 7ª Feira da Educação, Formação, Juventude e Emprego que se realizou de 13 a 16 de março na Exponor.
Instalada no espaço do IPDJ, a AJD teve oportunidade de dar a conhecer a associação e as suas atividades aos/às visitantes da Feira, bem como propor a realização de pinturas faciais, sendo as crianças as que mais se prestaram às nossas artes criativas. Ainda tivemos tempo para dar uma volta na Feira na qual estavam presentes vários centros e empresas de formação e de recursos humanos, assim como associações setoriais e profissionais, politécnicos, escolas superiores, universidades e forças armadas. Momentos lúdicos também não faltaram como a apresentação de espetáculos de Street Dance e de vários tipos de danças.
      Foi uma tarde enriquecedora durante a qual conhecemos as atividades de diversas associações, bem como pudemos dar a conhecer a AJD e o seu trabalho.
Sílvia Dias

sábado, 5 de abril de 2014

Projeto Envolv’artes

Decorre desde 2013, o projeto Envolv’artes, financiado pelo Programa Juventude em Ação e promovido pelo Ecomuseu de Barroso e pela ANIMAR, o qual integra jovens representantes de diferentes associações de Portugal e Itália.
Este projeto visa sensibilizar a juventude para a importância da sua participação no desenvolvimento dos seus territórios e para a importância da criatividade e empreendedorismo, impulsionando a conceção de projetos e processos de criação de emprego.
A Associação Juvenil de Deão – AJD começou a participar no projeto, em Montalegre, nos dias 18 e 19 de janeiro, numa reunião com jovens portugueses/as.
Este projeto, que termina com um encontro de jovens na Sardenha, para além das sessões de trabalho, permitiu a cada participante desenvolver no seu território uma ação local de forma a debater as potencialidades presentes nas suas localidades. Assim sendo, a AJD, juntamente com a Federação das Associações Juvenis do Distrito de Viana do Castelo – FAJDVC, realizou, no dia 8 de março, uma atividade intitulada por “Desenvolvendo freguesias rurais do concelho de Viana do Castelo: um projeto em construção”, cujo principal objetivo foi debater as potencialidades do nosso território para construção de um projeto que valorize todos os recursos, desde o património material ao imaterial. Esta iniciativa decorreu no Solar do Louredo, em Moreira de Geraz do Lima, e contou com a presença de diversos presidentes de junta de freguesia da margem sul do rio Lima, bem como dirigentes de associações locais. Contamos ainda com a participação da vereadora do Município de Montalegre e da representante do Ecomuseu de Barroso que apresentaram as suas boas práticas no desenvolvimento local e valorização do património.
Remodelar e instalar serviços de apoio ao/à visitante, que permitam, numa perspetiva integrada, a descoberta das regiões rurais de Viana do Castelo, através da criação de programas de animação, circuitos ou roteiros, foi a principal ideia apresentada pelos/as jovens que representam as entidades locais do concelho de Viana do Castelo (AJD e FAJDVC) e que servirá como ponto de partida para a construção de um projeto integrado na nossa comunidade. 
Nos próximos meses, estão agendadas reuniões com instituições públicas e privadas, para promover o contacto entre os/as diferentes agentes e desenvolver as ideias provocadas pela ação local.

Sara Freire

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Projeto 80

No passado dia 11 de fevereiro, um grupo de jovens da AJD dirigiu-se à Escola Secundária de Ponte de Lima. Este grupo, no qual me incluo, participára previamente num intercâmbio intercultural, entre portugueses/as e franceses/as, no complexo de Rilhadas (Fafe). A nossa viagem à referida escola teve como objetivo partilhar a experiência descrita, bem como escutar as de outros movimentos associativos.
Aquando da nossa chegada, reparamos imediatamente no estado degradado da escola. Aparentemente, obras de reparação tinham-se iniciado, mas foram interrompidas. A arquitetura geral da escola parecia, no entanto, interessante, com espaços amplos, apesar de certas áreas estarem inutilizáveis.
Uma vez acomodados/as na pequena biblioteca temporária, ouvimos pacientemente as apresentações do Instituto Português do Desporto e da Juventude, que era a entidade promotora do projeto, das associações, incluindo a Darque Kayak Clube, a Federação das Associações Juvenis do Distrito de Viana do Castelo, o Projeto Tranformers, e das associações de estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Viana do Castelo, da Escola Secundária de Ponte de Lima, e da EB2,3/S de Arcozelo, além da nossa apresentação, onde esclarecemos como se desenrolou o nosso intercâmbio.
Paralelamente, Diogo Silva falou-nos da sua história com o movimento associativo, que começou, curiosamente, com um intercâmbio, que o fez aperceber-se da importância da persistência e de seguir os sonhos. Tem andado pelo país, propondo melhorias a várias associações. Perto do final, Diogo sugeriu várias ações que poderiam ser tomadas por alunos/as, encarregados/as de educação e professores/as da escola de modo a acelerar as referidas obras interrompidas. Propostas interessantes, mas não me tenho mantido atualizado quanto à sua eficácia.
No geral, foi um dia bom e diferente, que nos tornou mais cientes da importância do movimento associativo.

Luís Miguel