sexta-feira, 4 de abril de 2014

Projeto 80

No passado dia 11 de fevereiro, um grupo de jovens da AJD dirigiu-se à Escola Secundária de Ponte de Lima. Este grupo, no qual me incluo, participára previamente num intercâmbio intercultural, entre portugueses/as e franceses/as, no complexo de Rilhadas (Fafe). A nossa viagem à referida escola teve como objetivo partilhar a experiência descrita, bem como escutar as de outros movimentos associativos.
Aquando da nossa chegada, reparamos imediatamente no estado degradado da escola. Aparentemente, obras de reparação tinham-se iniciado, mas foram interrompidas. A arquitetura geral da escola parecia, no entanto, interessante, com espaços amplos, apesar de certas áreas estarem inutilizáveis.
Uma vez acomodados/as na pequena biblioteca temporária, ouvimos pacientemente as apresentações do Instituto Português do Desporto e da Juventude, que era a entidade promotora do projeto, das associações, incluindo a Darque Kayak Clube, a Federação das Associações Juvenis do Distrito de Viana do Castelo, o Projeto Tranformers, e das associações de estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Viana do Castelo, da Escola Secundária de Ponte de Lima, e da EB2,3/S de Arcozelo, além da nossa apresentação, onde esclarecemos como se desenrolou o nosso intercâmbio.
Paralelamente, Diogo Silva falou-nos da sua história com o movimento associativo, que começou, curiosamente, com um intercâmbio, que o fez aperceber-se da importância da persistência e de seguir os sonhos. Tem andado pelo país, propondo melhorias a várias associações. Perto do final, Diogo sugeriu várias ações que poderiam ser tomadas por alunos/as, encarregados/as de educação e professores/as da escola de modo a acelerar as referidas obras interrompidas. Propostas interessantes, mas não me tenho mantido atualizado quanto à sua eficácia.
No geral, foi um dia bom e diferente, que nos tornou mais cientes da importância do movimento associativo.

Luís Miguel

Sem comentários:

Enviar um comentário