segunda-feira, 31 de março de 2014

Encontro Distrital de Associações Juvenis – EDAJ

Foi no passado dia 29 de novembro que se realizou o Encontro Distrital de Associações Juvenis em Viana do Castelo, fruto do trabalho da Federação de Associações Juvenis do Distrito de Viana do Castelo – FAJDVC e que teve como objetivo dar a conhecer o novo corpo dirigente da FAJDVC, promover um maior entrosamento entre as associações do distrito e promover o diálogo entre as mesmas sobre assuntos importantes ao associativismo juvenil. 
O EDAJ teve início na biblioteca municipal, onde se realizou a mostra associativa e a cerimónia de abertura do EDAJ, com a apresentação dos novos elementos dos corpos sociais da FAJDVC, seguido do debate que encerrou a cerimónia de abertura.   Este primeiro momento, a meu ver foi positivo, pois tratando-se de associativismo, onde por vezes é difícil cativar as massas, tivemos alguma representatividade por parte das associações locais, bem como de quem quis assistir pois era livre a entrada a todos/as os/as interessados/as. O debate que foi orientado pelo Tiago Rego (elemento da FAJDVC) e que contou com a presença de Manuel Barros (Diretor Regional do IPDJ), Júlio Oliveira (Presidente da FNAJ) e Manuel Sola (Presidente da ANIMAR), também foi muito produtivo – sendo o único ponto a reparar, a necessidade de ter sido mais longo, pois assunto não foi de todo o problema, e quando os temas são bons o tempo é sempre pouco. 
Terminada a cerimónia de abertura, deu-se um momento de maior descontração, que foi o jantar, onde a interação entre os/as jovens das associações dominou.                               
Depois avançámos para o momento final: o concerto e o "fora d'horas", para assim animarmos a noite vianense. O concerto foi com os Ultraleve e foi com tristeza da minha parte que vi o espetáculo não ter a merecida plateia (não pela qualidade mas sim pela quantidade), o que não influenciou o espetáculo pois o resultado foi um ótimo concerto, onde pessoas de todas as idades dançaram lado a lado tornando esta experiência fantástica. Uma vez terminado o concerto, veio o "fora d'horas" para continuar em grande, onde contamos com os espetáculos de Dead Elvis e UMBRA. 
Em jeito de resumo, eu fiquei satisfeito com o Encontro Distrital de Associações Juvenis, pois eu como membro da FAJDVC e participante no EDAJ diverti-me, aprendi e acima de tudo fiquei com vontade de um próximo EDAJ: aproveitaremos o que retivemos deste para melhorar, com esperança de um próximo com uma maior participação e com o objetivo de unir as associações do distrito, de forma a  que seja um distrito com uma forte onda associativa juvenil. E sem dúvida, este EDAJ foi um sinal que este distrito está vivo e tem algo a dizer. 
Gostaria de terminar a agradecer a quem esteve presente e a quem colaborou para que isto fosse possível. 
André Carneiro

Sem comentários:

Enviar um comentário