quinta-feira, 18 de junho de 2015

O Programa ERASMUS+ JA na AJD

Ação de Formação Erasmus+ JA – Na sequência do protocolo celebrado entre a Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação e a ANIMAR, a AJD, enquanto entidade da rede ANIMAR, promoveu, no dia 18 de abril, uma sessão de formação sobre o Programa Erasmus+, nas instalações dos serviços de Viana do Castelo do IPDJ.
Participaram nesta ação 23 pessoas, entre dirigentes da AJD e elementos de outras associações do nosso distrito e do distrito de Braga, que ficaram a conhecer melhor as regras do Programa Erasmus+ JA e as suas potencialidades enquanto programa de educação não formal para promover o associativismo jovem e apoiar as atividades dos/as jovens.
O formador da Agência Nacional, Abraão Costa, consegui ao longo do dia, não só despertar o interesse dos/as participantes, como também partilhou uma vasta informação sobre as diversas ações do programa, suas regras, objetivos, datas de candidaturas.
Tivemos no final da tarde, a oportunidade, em grupos de trabalho, de simular uma candidatura, o que permitiu obter mais informação de modo a sanar alguma dúvida que ainda pudesse existir.
Foi uma ação bem dinamizada, muito esclarecedora e reforçou também as possibilidades de parcerias entre as associações presentes.
Ana Paula Dias


Erasmus+ JA em Lanheses
No dia 7 do maio, realizou-se na escola básica e secundária de Arga e Lima uma ação de Erasmus+ JA inserida na semana europeia da juventude.
Em parceria com a associação de estudantes, a AJD conseguiu reunir um grande número de estudantes interessados/as na temática.
No início foram vários os/as alunos/as que se questionavam acerca projeto Erasmus+ JA pois não sabiam do que se tratava e pensavam que só era possível participar se estivessem no ensino superior.
Durante o encontro, o interesse dos/as alunos/as foi crescendo muito devido ao facto de se tratar de uma palestra interativa e da interlocutora conseguir captar a atenção dos/as alunos/as através de vários métodos muito inovadores.
No final, o feedback dos/as alunas foi bastante positivo pois consideraram algo importante na sua carreira, que já deveria ter sido esclarecido há mais tempo e graças à AJD foi possível, terminando todos/as com a vontade de um dia se inscreverem numa aventura destas.
Bruna Portela


SVE na AJD
Assim, o Serviço Voluntário Europeu / Erasmus+ JA na AJD vai de vento em popa.
As duas voluntárias que recebemos no início do mês de abril, já estão instaladas e a desenvolver as suas tarefas para concretizar os projetos a que se candidataram. E já tiveram a necessária formação linguística em português que lhes permite comunicar oralmente e por escrito com grande desenvoltura.
Ora vejam lá como elas já escrevem bem em português, no seu jeitinho particular!
"Nós - isto é Gretel e Melanie -, duas jovens voluntárias da Alemanha e da Roménia - estamos a desenvolver um projeto de Serviço Voluntário Europeu - SVE, em conjunto, durante dez meses, em Viana do Castelo, uma bela pequena cidade no norte de Portugal!
Nosso trabalho na Associação Juvenil de Deão e organizações parceiras leva-nos através dos mais variados projetos a contactar com mulheres e homens portugueses e portuguesas de todas as idades. Por isso, apoiamos os/as alunos/as da escola primária nos trabalhos de casa, no espaço Ludoteca da AJD, fazemos vídeos com as crianças e jovens sobre atividades especiais e eventos da associação, apoiamos projetos de estudantes do ensino básico e secundário da escola parceira da AJD (Agrupamento de Escolas de Arga e Lima), documentamos o trabalho com crianças da creche e plantamos plantas com os moradores do Lar do Centro Social Paroquial de Deão. No nosso tempo livre, temos participado em festivais tradicionais (com traje minhotos!), realizamos vários workshops e fizemos viagens curtas para outras cidades.
Nossos dias são tão completos e coloridos, que temos dois meses e meio passados e a noção do que grandes coisas aconteceram para nós! É por isso que decidimos escrever um blogue, que informa tanto sobre o SVE, bem como relata os nossos projetos atuais e passados. Queremos também dar a oportunidade às crianças e jovens de contribuir com artigos para o nosso blogue que está escrito em inglês e português. Podes consultar o blogue no link www.evsviana.blogspot.pt e diz-nos se gostas!"
Melanie Beier e Gretel Marksteiner

Sem comentários:

Enviar um comentário