quinta-feira, 4 de junho de 2015

XVIII Passeio Anual – Lisboa

Sábado, 16 de Maio, às 05:30 h da manhã, todos/as foram instalados/as num autocarro luxuoso. E deixamos Deão para uma grande aventura em Lisboa
Primeira paragem para um café, «pausa xixi» e também para esticar as pernas.
Chegamos a Lisboa para visitar a Basílica da Estrela; bonita e, além disso teve lá lugar a cerimónia de comunhão de um grupo de crianças. E o Jardim da Estrela, em frente: uma verdadeira maravilha, bem conservado, com lagos, patos, jogos para crianças, muito verde que é perfeito no calor que estava começando a nos perturbar. Mudança de cenário antes do Palácio de S. Bento (Assembleia da Republica): para quem viu viram os interiores magníficos durante a transmissão na TV, entendem a beleza exterior. Dois guardas estavam de sentinelas e estavam dispostos a posar para fotos. Meio-dia: almoço no Restaurante Adega dos Arcos. Nada espetacular sobre a entrada, mas uma vez na mesa, nós amamos: bom e bem servido. Após esta refeição, partimos para Lisbon Story Center; visita guiada com filme bónus em 3D, incluindo sensações sentidas por aqueles/as que experimentaram o terramoto de 1755. Após esta bela página da história em Lisboa, subimos ao Miradouro do Arco da Rua Augusta, descobrindo Lisboa em 360º e andamos pelas ruas da Baixa da Cidade de Lisboa, sob um sol escaldante. O autocarro de seguida, nos deixou no Hotel IBIS onde pernoitamos. O jantar foi livre; cada um escolhe o seu restaurante! Fado para alguns... Graças a uma organização de última hora, fomos capazes de chegar ao hotel de autocarro que nos esperava às 23:00 h, num ponto de encontro
Uma boa noite de descanso e estamos de novo prontos/as para o dia de domingo, 17 de Maio.
Começamos por visitar o Museu do Azulejo e Igreja Madre Deus. Lá descobrimos mudanças no trabalho típico de azulejos Português. No final da manhã, entramos no Panteão Nacional, onde se encontram as maiores personagens como Amália Rodrigues. O Panteão Nacional é um monumento gigantesco e acessível em todos os cantos. O termómetro indica 35°C nesta grande cidade. Todo o mundo escolhe o seu restaurante para o almoço na Baixa; não há falta de restaurantes, todos atraentes. E última parte da nossa aventura em Lisboa – com o autocarro, viajamos para a zona de Belém. Para quem queria e/ou podia, a visita ao Padrão dos Descobrimentos, Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, foi organizada. Mas o calor diminuiu um pouco as vontades. Saímos do autocarro até na Fundação Champalimaud, um sítio ao lado do Tejo.
De seguida, depois de um lanche merecido, estamos juntos/as no autocarro para o retorno a Deão. Havia o inquérito habitual e o sorteio. Este ano, a vencedora foi Jacqueline da Silva.
Era, mais uma vez, um passeio muito agradável, bem dirigido sem muitas restrições. Obrigado à Nélia, Joaquina, Cátia e Ana Paula por seus esforços. E obrigado à Susete e Silvia e a todos/as por fazerem destes dois dias, dois dias maravilhosos.
Quem está registado para o próximo passeio 2016? Vai ser um cruzeiro?
Jacqueline da Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário