sábado, 2 de maio de 2015

LAÇO AZUL

A Associação Juvenil de Deão – AJD também vestiu o seu laço azul para assinalar o mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude.
O Laço Azul surgiu no ano de 1989, quando a cidadã norte americana, Bonnie Finney, divulgou a história dos maus tratos aos seus netos. Para chamar a atenção das pessoas, e sobretudo para sensibilizar a comunidade e decisores políticos para a adoção de medidas de prevenção dos maus tratos, está avó atou à antena do seu carro uma fita azul. E escolheu a cor azul para simbolizar as nódoas negras/azuladas que resultam das agressões nos corpos. Rapidamente, por todo o mundo, cresceu um movimento de sensibilização que nos alerta sobre este flagelo, chamando todos/as a agir de forma preventiva.
Em Portugal, durante o mês de abril, a iniciativa foi lançada por várias instituições preocupadas no seu dia a dia com o bem estar das crianças e jovens, levando as pessoas a questionarem o significado do laço, agitando as suas consciências.
Assim fez também a AJD: as crianças e jovens que frequentam a Ludoteca/Escola Comunitária recortaram em papel e pintaram um grande laço azul que ficou durante todo o mês de abril pendurado na porta principal. Todos/as ficamos mais esclarecidos/as sobre o significado do laço e despertos/as para prevenir que situações de maus tratos físicos ou psicológicos ocorram na nossa comunidade.

Ana Paula Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário