terça-feira, 30 de junho de 2015

AVISO A NAVEGAÇÃO: SITE DA AJD

É com enorme prazer que anunciamos o lançamento do sítio da AJD na Internet: http://associacaodeao.wix.com/ajdeao
Sob o lema "Faz-se caminho ao andar!", o sítio dá a conhecer a AJD.
Criado pela jovem Edite Fernandes, em regime de voluntariado, este sítio fornece todas as informações sobre atividades, projetos, iniciativas desenvolvidas e em desenvolvimento na AJD.
Aproveitamos para endereçar um agradecimento à criadora da página. Sem a sua colaboração este projeto não tinha sido concretizado.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

O Programa ERASMUS+ JA na AJD

Ação de Formação Erasmus+ JA – Na sequência do protocolo celebrado entre a Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação e a ANIMAR, a AJD, enquanto entidade da rede ANIMAR, promoveu, no dia 18 de abril, uma sessão de formação sobre o Programa Erasmus+, nas instalações dos serviços de Viana do Castelo do IPDJ.
Participaram nesta ação 23 pessoas, entre dirigentes da AJD e elementos de outras associações do nosso distrito e do distrito de Braga, que ficaram a conhecer melhor as regras do Programa Erasmus+ JA e as suas potencialidades enquanto programa de educação não formal para promover o associativismo jovem e apoiar as atividades dos/as jovens.
O formador da Agência Nacional, Abraão Costa, consegui ao longo do dia, não só despertar o interesse dos/as participantes, como também partilhou uma vasta informação sobre as diversas ações do programa, suas regras, objetivos, datas de candidaturas.
Tivemos no final da tarde, a oportunidade, em grupos de trabalho, de simular uma candidatura, o que permitiu obter mais informação de modo a sanar alguma dúvida que ainda pudesse existir.
Foi uma ação bem dinamizada, muito esclarecedora e reforçou também as possibilidades de parcerias entre as associações presentes.
Ana Paula Dias


Erasmus+ JA em Lanheses
No dia 7 do maio, realizou-se na escola básica e secundária de Arga e Lima uma ação de Erasmus+ JA inserida na semana europeia da juventude.
Em parceria com a associação de estudantes, a AJD conseguiu reunir um grande número de estudantes interessados/as na temática.
No início foram vários os/as alunos/as que se questionavam acerca projeto Erasmus+ JA pois não sabiam do que se tratava e pensavam que só era possível participar se estivessem no ensino superior.
Durante o encontro, o interesse dos/as alunos/as foi crescendo muito devido ao facto de se tratar de uma palestra interativa e da interlocutora conseguir captar a atenção dos/as alunos/as através de vários métodos muito inovadores.
No final, o feedback dos/as alunas foi bastante positivo pois consideraram algo importante na sua carreira, que já deveria ter sido esclarecido há mais tempo e graças à AJD foi possível, terminando todos/as com a vontade de um dia se inscreverem numa aventura destas.
Bruna Portela


SVE na AJD
Assim, o Serviço Voluntário Europeu / Erasmus+ JA na AJD vai de vento em popa.
As duas voluntárias que recebemos no início do mês de abril, já estão instaladas e a desenvolver as suas tarefas para concretizar os projetos a que se candidataram. E já tiveram a necessária formação linguística em português que lhes permite comunicar oralmente e por escrito com grande desenvoltura.
Ora vejam lá como elas já escrevem bem em português, no seu jeitinho particular!
"Nós - isto é Gretel e Melanie -, duas jovens voluntárias da Alemanha e da Roménia - estamos a desenvolver um projeto de Serviço Voluntário Europeu - SVE, em conjunto, durante dez meses, em Viana do Castelo, uma bela pequena cidade no norte de Portugal!
Nosso trabalho na Associação Juvenil de Deão e organizações parceiras leva-nos através dos mais variados projetos a contactar com mulheres e homens portugueses e portuguesas de todas as idades. Por isso, apoiamos os/as alunos/as da escola primária nos trabalhos de casa, no espaço Ludoteca da AJD, fazemos vídeos com as crianças e jovens sobre atividades especiais e eventos da associação, apoiamos projetos de estudantes do ensino básico e secundário da escola parceira da AJD (Agrupamento de Escolas de Arga e Lima), documentamos o trabalho com crianças da creche e plantamos plantas com os moradores do Lar do Centro Social Paroquial de Deão. No nosso tempo livre, temos participado em festivais tradicionais (com traje minhotos!), realizamos vários workshops e fizemos viagens curtas para outras cidades.
Nossos dias são tão completos e coloridos, que temos dois meses e meio passados e a noção do que grandes coisas aconteceram para nós! É por isso que decidimos escrever um blogue, que informa tanto sobre o SVE, bem como relata os nossos projetos atuais e passados. Queremos também dar a oportunidade às crianças e jovens de contribuir com artigos para o nosso blogue que está escrito em inglês e português. Podes consultar o blogue no link www.evsviana.blogspot.pt e diz-nos se gostas!"
Melanie Beier e Gretel Marksteiner

segunda-feira, 8 de junho de 2015

25 ANOS

Há 25 anos atrás ainda não tinha entrado para a escola, mas uma escola iniciava um longo percurso, a escola C+S de Lanheses. Percurso esse, com muitas pedras e difícil de caminhar. No entanto, com vontade e determinação o caminho foi percorrido por etapas, com certeza, umas mais fáceis, outras menos fáceis.
Ainda sem ter entrado para a “escola grande”, já a frequentava todos os dias convivendo com os/as alunos/as, bastante mais velhos/as e maiores do que eu, com os/as funcionários/as e até com os/as professores/as, como se fosse uma família, uma grande família. Quando entrei, finalmente, para a “escola grande”, tudo foi mais fácil. Já conhecia os cantos à casa e os/as alunos/as que eram maiores do que eu começavam a desaparecer. E com o tempo, eu fui ficando maior do que outros/as que entravam pela primeira vez e alguns, filhos/as dos/as que eram maiores do que eu.
Pude assistir a diversas mudanças, desde a criação de novos espaços, melhorias das condições de aprendizagem, até adaptação de mentalidades. Os tempos mudaram, a tecnologia evoluiu, os/as filhos/as tornaram-se pais e mães e a vontade e a determinação para proporcionar mais e melhor, foi crescendo ao longo destes 25 anos. E hoje, temos o Agrupamento de Escolas entre Arga e Lima que está de parabéns pelos seus 25 anos a educar e a formar, a conquistar e a incentivar toda a sabedoria ambicionada.
Deixo, ainda, uma palavra de reconhecimento especial ao Diretor, pela qualidade e simplicidade que sempre dedicou a este agrupamento, assim como pelos desafios que sempre lançou à comunidade escolar e ao apoio e incentivo que sempre deu à AJD.
Parabéns!

Cátia Pereira

quinta-feira, 4 de junho de 2015

O DIA DA CRIANÇA NA LUDOTECA

No passado dia 1 de junho, celebrou-se o Dia da Criança na AJD.
Para animar este dia, tivemos o apoio da Federação das Associações Juvenis de Viana do Castelo – FAJUVIC, que contribuiu com dois insufláveis diferentes. Com regras, tudo correu bem, penso que todos/as gostaram desta surpresa.
Além dos insufláveis, houve uma atividade relacionada com os direitos das crianças preparada pelas voluntárias do Serviço Voluntário Europeu, a Gretel e a Melanie.
Ao meio da tarde, para ganhar mais energia fizemos um lanche para o qual todas as crianças contribuíram.
Para acabar o dia, apresentámos um vídeo aos pais e mães intitulado “Conheço os meus direitos!”. Este vídeo resume as atividades, relacionadas com os Direitos da Criança, desenvolvidas ao longo do mês de maio pelas voluntárias com as crianças.
Foi uma ótima tarde do Dia da Criança!
Gabriela Araújo




XVIII Passeio Anual – Lisboa

Sábado, 16 de Maio, às 05:30 h da manhã, todos/as foram instalados/as num autocarro luxuoso. E deixamos Deão para uma grande aventura em Lisboa
Primeira paragem para um café, «pausa xixi» e também para esticar as pernas.
Chegamos a Lisboa para visitar a Basílica da Estrela; bonita e, além disso teve lá lugar a cerimónia de comunhão de um grupo de crianças. E o Jardim da Estrela, em frente: uma verdadeira maravilha, bem conservado, com lagos, patos, jogos para crianças, muito verde que é perfeito no calor que estava começando a nos perturbar. Mudança de cenário antes do Palácio de S. Bento (Assembleia da Republica): para quem viu viram os interiores magníficos durante a transmissão na TV, entendem a beleza exterior. Dois guardas estavam de sentinelas e estavam dispostos a posar para fotos. Meio-dia: almoço no Restaurante Adega dos Arcos. Nada espetacular sobre a entrada, mas uma vez na mesa, nós amamos: bom e bem servido. Após esta refeição, partimos para Lisbon Story Center; visita guiada com filme bónus em 3D, incluindo sensações sentidas por aqueles/as que experimentaram o terramoto de 1755. Após esta bela página da história em Lisboa, subimos ao Miradouro do Arco da Rua Augusta, descobrindo Lisboa em 360º e andamos pelas ruas da Baixa da Cidade de Lisboa, sob um sol escaldante. O autocarro de seguida, nos deixou no Hotel IBIS onde pernoitamos. O jantar foi livre; cada um escolhe o seu restaurante! Fado para alguns... Graças a uma organização de última hora, fomos capazes de chegar ao hotel de autocarro que nos esperava às 23:00 h, num ponto de encontro
Uma boa noite de descanso e estamos de novo prontos/as para o dia de domingo, 17 de Maio.
Começamos por visitar o Museu do Azulejo e Igreja Madre Deus. Lá descobrimos mudanças no trabalho típico de azulejos Português. No final da manhã, entramos no Panteão Nacional, onde se encontram as maiores personagens como Amália Rodrigues. O Panteão Nacional é um monumento gigantesco e acessível em todos os cantos. O termómetro indica 35°C nesta grande cidade. Todo o mundo escolhe o seu restaurante para o almoço na Baixa; não há falta de restaurantes, todos atraentes. E última parte da nossa aventura em Lisboa – com o autocarro, viajamos para a zona de Belém. Para quem queria e/ou podia, a visita ao Padrão dos Descobrimentos, Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, foi organizada. Mas o calor diminuiu um pouco as vontades. Saímos do autocarro até na Fundação Champalimaud, um sítio ao lado do Tejo.
De seguida, depois de um lanche merecido, estamos juntos/as no autocarro para o retorno a Deão. Havia o inquérito habitual e o sorteio. Este ano, a vencedora foi Jacqueline da Silva.
Era, mais uma vez, um passeio muito agradável, bem dirigido sem muitas restrições. Obrigado à Nélia, Joaquina, Cátia e Ana Paula por seus esforços. E obrigado à Susete e Silvia e a todos/as por fazerem destes dois dias, dois dias maravilhosos.
Quem está registado para o próximo passeio 2016? Vai ser um cruzeiro?
Jacqueline da Silva