sexta-feira, 3 de outubro de 2014

INTERCÂMBIO "CLICHÉS" – BRETANHA, FRANÇA, 4 A 11 DE AGOSTO DE 2015


A AJD, em parceria com as associações francesas La Loco e Tempo, desenvolveu o projeto “Clichés”. Este projeto é uma continuação do intercâmbio realizado no verão de 2013, em Fafe, Portugal, entre jovens portugueses/as e franceses/as. Este ano, por sua vez, o intercâmbio realizou-se na Bretanha, em França, e reuniu 23 jovens de Portugal e de França, acompanhados/as de 4 monitores/as. O projeto foi financiado pelo Programa Erasmus+ e teve como objetivo favorecer a abertura cultural dos/as jovens e o respeito pelas diferenças.
Durante a atividade os/as jovens trabalharam a temática dos clichés. Em várias oficinas os/as participantes foram levados/as a refletir sobre o conceito de cultura, estereótipos e preconceitos. Foram levados/as a projetar-se como indivíduos, com a sua própria história de vida, os seus hábitos e costumes familiares e foram também convidados/as a projetar-se como habitantes de uma cidade, de uma região, de um país e da Europa, favorecendo a sua autonomia, responsabilidade, empenho e vontade de agir e transmitir. Realizaram também diversas atividades lúdicas e interculturais. 
Os/as participantes encontram-se a preparar uma exposição e um vídeo sobre os “Clichés”, com o trabalho desenvolvido ao longo do intercâmbio. Estes produtos serão apresentados nos territórios da Tempo, da La Loco e da AJD, a fim de sensibilizar a população para esta temática.
Aqui fica o dário do intercâmbio sob o lema "Um conjunto de atividades por dia, não sabem o bem que nos fazia…":
De 4 a 6 de agosto – no primeiro dia, a viagem foi cansativa, mas a chegada foi calorosa e sorridente. No dia 5, tivemos novas experiências radicais durante a tarde. À noite, o filme “Amigos Improváveis” permitiu iniciar da melhor forma a temática do intercâmbio. A visita à ilha de Groix em duas rodas, no dia 6, foi saudável, emocionante e interessante. O Buraco do Inferno tem tanto de belo, como de perigoso. Tornou-se um dos pontos altos do dia.
7 de agosto quarta-feira, fomos divididos/as em dois grupos, nos quais, de manhã, uns/umas ficaram, no Centre de Vacances, a trabalhar no tema do intercâmbio, Clichés/Preconceitos, e outros/as foram para a praia fazer kayak de mar. Da parte da tarde, os grupos inverteram as tarefas. O nosso trabalho iniciou-se com uma reflexão spbre o filme “Amigos improváveis”, seguindo-se uma seleção de clichés que foram dividos em várias categorias. Por fim, escolhemos três clichés sobre nós e contrariamos o que neles era dito, uma vez que não correspondia à realidade. O kayak de mar foi um bom momento de lazer onde nos sentimos mais próximos/as uns/umas dos/as outros/as. Em ambos os grupos houve situações arriscadas porque houve quedas e apenas havia um monitor, mas tudo não passou de um susto, visto que no final todos/as nos divertimos. Foi uma nova experiência para todos/as nós, que marcou a nossa vinda à França. À noite, já cansados/as, ainda fomos todos/as juntos/as visitar a cidade de Vannes. Apesar da chuva, conseguimos admirar a beleza da cidade e aproveitamos para provar os famosos crepes da Bretanha.
8 de agosto – depois de uma bela noite de sono, e de um ótimo pequeno almoço, seguiu-se um jogo de mímica dinamizado pelos/as portugueses. Após o corpo estar acordado, deu-se a conhecer os países e as cidades com a visualização dos filmes preparados/as pelos/as jovens franceses/as e portugueses/as. Voltando à temática do intercâmbio, foi proposto aos/às jovens a representação dos seus próprios clichés em 4 fotos. Finalizada a manhã de trabalho, iniciou-se uma tarde e um serão para recordar durante muito tempo: já integrados/as em ambiente celta todos/as dançaram, cantaram, saltaram, riram, o que fortaleceu a ligação entre os/as participantes. Esgotados/as de um grande dia, fomos repor as energias para o próximo.
9 de agosto passamos o dia no Centre de Vacances. Às 8:45h estavamos a tomar o pequeno-almoço. De seguida, fizemos uma dinâmica de grupo, cujo jogo consistia num percurso de obstáculos. Nesse jogo, havia um elemento com os olhos fechados e outro a ser o/a seu/sua guia, ou seja, o jogo baseava-se na confiança existente entre um elemento do grupo francês e um elemento do grupo português. Com a finalização desta atividade, continuou-se o dia com a temática dos clichés. Para desenvolver esta atividade realizamos um vídeo, que se dividiu em duas partes: os clichés portugueses e franceses. Esta divisão foi distribuída por dois grupos, onde o plano foi iniciado com a elaboração de uma lista de clichés. De seguida, preparamos as cenas a realizar, as personagens a interpretar por cada elemento e os seus devidos acessórios. Com a nossa curta-metragem pronta, fomos jantar. A seguir foi a noite em que descobrimos quem eram os/as nossos/as anjos da guarda. Foi um momento muito sentimental para todos/as e igualmente divertido. Com o ambiente já instalado continuou-se a noite com uma festa, em que se realizaram coreografias ao som de músicas portuguesas e francesas conhecidas. Com a hora já tardia, finalizou-se a noite com uma última música. Todos/as foram dormir pois seguia-se um grande dia pela frente.
10 de agosto após cinco dias no Centre de Vacances FLK, chegou a hora de ir embora dali e seguir viagem até Saint Gildas des Bois, onde colocamos mãos ao trabalho e iniciámos as nossas entradas para o almoço com os/as jovens franceses/as e as suas famílias. Com a barriguinha cheia fizemos a apresentação do trabalho realizado durante a semana e para descontrair, assistimos a um grupo musical francês. Ao fim da tarde, partimos cada um/a para a casa dos/as jovens franceses/as, onde fomos muito bem recebidos/as e passámos o resto da noite.
11 de agosto depois de noites cheias de carinho nas famílias francesas, voltámos a encontrar-nos no dia 11 para regressarmos a Portugal. Antes de partir, fomos conhecer a cidade de Nantes e saborear os famosos croissants franceses.
O momento da despedida aproximou-se, e com muitas lágrimas e muitos abraços, dissemos até já ao grupo que nos recebeu. Como podem constatar, este intercâmbio foi cheio de aprendizagens, experiências novas e muita animação.
Os/as jovens participantes

Sem comentários:

Enviar um comentário