quinta-feira, 2 de outubro de 2014

UM VERÃO CALOROSO E DIVERTIDO!

É a altura de arrumar os fatos de banho, os baldes e as pás de areia e voltar a pôr às costas as mochilas em direção à escola. O verão chegou ao fim. Deixou saudades, mas ficam as recordações de umas férias calorosas e divertidas.
Tudo começou a 16 de junho. Os livros da escola já estavam fechados e as mochilas arrumadas. Era o início das férias, que prometiam ser diferentes. Como habitualmente, a Ludoteca manteve as suas portas abertas para proporcionar às crianças e jovens, umas férias divertidas e enriquecedoras com a realização de diversas atividades. Este verão não faltou à regra: definindo um tema por semana e desenvolvendo atividades à volta desse tema, assim decorreram os dias.
Logo na primeira semana, festejámos os Santos Populares. O mundial de futebol também não ficou pelo Brasil e atravessou as fronteiras para chegar a Deão, onde realizámos o nosso mundialito e no qual o vencedor foi mesmo o Brasil. Depois, chegou a semana do teatro, e as crianças puderam mostrar a sua criatividade e imaginação com a criação de fantoches, e os seus talentos de atores com a encenação de uma peça de teatro, na qual cada um/a foi uma personagem de relevo. Na semana seguinte, estendemos a passadeira vermelha com a realização de um desfile de moda, mostrando roupa feita com materiais recicláveis confecionada pelas próprias crianças. Mais uma vez, imaginação e criatividade não faltaram. Seguiu-se a semana do desporto, durante a qual as crianças desgastaram as suas energias em atividades como o ténis, ténis de mesa, cordas para saltar ou arcos. Uma semana cheia de esforço que finalizou com um passeio/prova de BTT pelos caminhos de Deão. Foi nesta semana que acolhemos a Cristina Sánchez, uma jovem galega que fez um estágio na AJD ao longo do verão. Foi sem dúvida uma presença enriquecedora tanto para a associação como para as crianças. Na semana da descoberta, a Cristina deu-nos a conhecer um pouco da sua região e da sua cultura com jogos, danças e música. Um dos pontos altos das nossas férias chegou com a nossa primeira saída à Quinta Pedagógica de Pentieiros, em São Pedro de Arcos. Após uma visita à quinta e aos seus diversos espaços, finalizamos a tarde mergulhando na piscina. Uma tarde diferente, recheada só de bons momentos, de alegria e animação.
Seguiram-se semanas diferentes com as oficinas “Bora lá brincar”. As crianças estiveram sempre presentes e com vontade de descobrir ainda mais coisas e aproveitar ao máximo estas férias.
Férias que estavam a chegar ao fim, o que assinalava também a partida da Cristina, que não foi embora sem deixar a sua marca e um pedacinho da sua terra em Deão: dedicou uma semana completa à Galiza e as crianças descobriram ainda mais tradições desta região.
Assim chegou o final das férias e com ele vira-se mais uma página da história da Ludoteca. Ficam as recordações de bons tempos passados entre crianças, jovens e adultos.
Resta-me agradecer às pessoas e instituições, nomeadamente a Junta de Freguesia, que contribuíram para que estas férias tivessem sucesso, e que prestaram um precioso apoio ao longo destes três meses. O meu último agradecimento vai para as crianças que sem elas nada disso seria possível. A alegria, a animação, a imaginação que demonstram a cada dia dão vida a estes pequenos recantos a que chamamos ludoteca/escola comunitária.

Sílvia Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário