sexta-feira, 3 de outubro de 2014

PELOS CAMINHOS DE SANTIAGO NAS TERRAS DE GERAZ

A AJD convidou toda a gente a participar na “Caminhada pelos caminhos de Santiago nas Terras de Geraz”, no domingo, dia 3 de agosto de 2014.
Estiveram presentes habitantes de Deão, Santa Leocádia, Santa Maria, Subportela e Viana do Castelo; jovens, menos jovens e mesmo um homem de muletas!
Alguns associados/as da AACS (Associação dos Amigos dos Caminhos de Santiago) acompanharam-nos e deram-nos informações importantes sobre estes caminhos de Santiago. Sabem onde são estes caminhos? Estão balizados por uma flecha de cor amarelo, sendo suficiente levantar a cabeça às vezes ou olhar sobre os muros para a ver. Estas indicações fizeram-nos descobrir passagens esquecidas hoje em dia, mas que eram utilizadas pelas gentes antigas.
Cinco quilómetros a a um passo de passeio, através das nossas Terras de Geraz, visitamos a capela de Nossa Senhora da Guia, com as vieiras representativas de Santiago. Muito descobri neste dia: é um lugar de peregrinação muito conhecido. Fomos visitar também a igreja de Santa Maria com o Núcleo Arqueológico; descobrimos no recinto da igreja vestígios orgulhosamente conservados e expostos sob uma vidraça; outros vestígios fizeram-nos tomar consciência da vida aos séculos passados. A Capela do Louredo ofereceu-nos as suas magníficas pinturas e frescos.
Seguidamente dirigimo-nos para o Parque de Merendas das Candeias onde estava reservado um espaço com mesas e bancos. Antes do “piquenique”, aproveitamos para medir a tensão com o apoio da Associação de Defesa dos Utentes de Saúde – Utente São. Cada um/a tinha preparado o seu piquenique e trocas fizeram-se na alegria, com partilha e bom humor.
Após a refeição, um pequeno aquecimento dançando com a professora de ginástica da AJD. Uma apresentadora de encanto organizou as equipas de jogos tradicionais: jogo de balões cheios de farinha para rebentar com os olhos vendados; jogo da farinha e água para apanhar um rebuçado; jogo de latas para demolir com uma bola de ténis; jogo da corrida de sacos de batatas e para os mais antigos o jogo de malha.
O bom tempo esteve connosco toda a tarde e foi com o coração despedaçado que nos despedimos após bons momentos passados juntos.
Jaqueline Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário