quinta-feira, 24 de maio de 2012

LUDOTECA/ESCOLA COMUNITÁRIA DA AJD EM DEÃO


No desenrolar de actividades e projectos que têm invadido a nossa associação, consideramos que devemos descrever o que é(ra) a Ludoteca ou o que definimos como Escola Comunitária de Deão, desde o desenvolvimento do projecto "Iguais num Rural Diferente".
Entre um antes e um depois situa-se um presente, carregado de indagações, dúvidas e clivagens de opinião, que caracterizou o processo de mudança de instalações da Escola Comunitária. Fruto de um trilho tortuoso, caracterizado por dúvidas e "lutas" de posição, esteve presente um sentimento de certeza de qual o caminho a seguir. Resultado dessa certeza que subjaz todo o processo de mudança e a sua importância, situamos este espaço como um relevante agente de desenvolvimento local, sendo um espaço comunitário de acção educativa e cultural.
O balizamento temporal entre o passado e o presente é fruto de uma sinergia de vontades e empenho que marcou um novo alicerce na sua identidade e que, inevitavelmente, permitiu no presente, potenciar, alargar e garantir melhores condições para os/as utilizadores/as.
Este novo marco, fruto de um protocolo entre a Junta de Freguesia de Deão e a AJD, permitiu que actualmente no nosso espaço possamos desenvolver um conjunto de actividades educativas, lúdicas e culturais. O espaço destina-se à leitura, ao trabalho de expressão escrita, plástica e corporal, com secção de informática e acesso à Internet, sendo um ponto de encontro para a comunidade. Ainda, dinamiza o brincar como forma de aprendizagem.
Por fim, vincando de forma mais elucidativa, quais os propósitos para a continuação da dinamização e princípios que sustentam a Escola Comunitária, será incontornável garantir o mesmo empenho que caracteriza transversalmente o carácter de todos/as os/as envolvidos/as no continuar a proporcionar dinamismos e envolvências para a comunidade local, especialmente, para as crianças e jovens destas regiões.
Sara Freire


Já lá vão três meses que a Ludoteca voltou a abrir as suas portas. Novas instalações, nova decoração, nova vida…
Voltando uns anos atrás e quando me propuseram assumir o cargo de animadora da Ludoteca, esta ainda instalada numa sala da Escola Primária de Deão, vi esta proposta como um desafio e aceitei. Sim, era um desafio porque nem todas as freguesias podem vangloriarem-se de ter uma Ludoteca e fazê-la viver. Isto deve-se a uma luta diária de um grupo de pessoas que nunca baixou os braços frente às dificuldades e que sempre se propus fazer algo para "andar para a frente" e para o bem da Comunidade. A criação da Ludoteca é prova desta luta e desse desejo de contribuir para o desenvolvimento da freguesia e pensando sobretudo, no bem-estar das crianças oferecendo-lhes um espaço para brincar livremente e a seu belo prazer. Olhando bem, a Ludoteca é um espaço lúdico, educativo, recreativo e cultural em que o objetivo é promover espaços de atividades lúdicas e criativas que contribuam para o desenvolvimento educativo, cultural e social da Comunidade. A Ludoteca de Deão é isso!
O início não foi fácil. As pessoas parecem recear o que é novidade. Mas pouco a pouco, o receio deu lugar à descoberta e dia para dia, cada vez mais crianças empurravam a porta da Ludoteca.
Com o passar do tempo e sempre com o esforço das mesmas pessoas, a Ludoteca cresceu, evoluiu e tornou-se um espaço de "acolhimento" diário das crianças e adolescentes. Instalada agora no antigo Jardim-de-Infância, a Ludoteca oferece um espaço amplo e atrativo para as crianças, as quais participam em atividades que estimulam a livre expressão e a autonomia. E assim sendo, o desafio continua mais do que nunca e a Ludoteca vive e anima-se.
Mas quem a faz viver? Quem lhe dá animação? São todas as crianças que todos os dias abrem a porta da Ludoteca. São todas as crianças que encontraram neste lugar, um espaço educativo onde podem fazer os trabalhos da escola, um espaço lúdico onde têm à sua disposição numerosos livros, jogos, atividades, mas sobretudo um espaço de convívio entre as pessoas, um espaço de partilha de vivências e experiências. É um gosto sentir as crianças empurrar a porta de entrada entre risos e gargalhadas e dizer "Hoje não tenho trabalhos de escola", "Hoje é dia de irmos para os computadores" ou ainda "O que vamos fazer hoje?"
A Ludoteca não é só um espaço onde se faz os trabalhos da escola. Também é um espaço para dar asas à imaginação, à criatividade e ao lazer. Para tal, foram elaborados os dias temáticos e após os trabalhos da escola e sempre que haja possibilidade, as crianças participam em diferentes atividades como atividades de Expressão Plástica, Musical ou Dramática à Segunda-feira. À Terça-feira, vêm as atividades de leitura com a hora do conto. À Quinta, transformam-se em pequenos Científicos e fazem diversas experiências e à Sexta-feira, sentem-se frente ao computador para pesquisar ou jogar. A Quarta-feira é o dia livre e as crianças escolhem a atividade que querem fazer.
Nenhum dia se parece com o anterior. Há sempre uma novidade, há sempre uma história nova para contar, há sempre algo de novo para fazer.
Tal aconteceu nas férias da Páscoa. A Ludoteca tinha as suas portas abertas para 15 dias diferentes, 15 dias de diversão. A Ludoteca foi palco de muitas atividades divertidas.
Assim se passam os dias na Ludoteca de Deão. Naquele pequeno espaço, o tempo não pára. Naquele pequeno espaço, todos os dias, juntam-se crianças para descobrir, brincar, partilhar, experimentar, divertir, aprender. Ter uma Ludoteca na freguesia não é um luxo, é um enriquecimento para as crianças e para todos.

Sílvia Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário