sexta-feira, 3 de outubro de 2014

INTERCÂMBIO "PASSADO, PRESENTE, FUTURO" – MELGAÇO, 15 A 22 DE AGOSTO DE 2014

A fronteira entre a Galiza e o Norte de Portugal foi um produto mais da história do que da natureza. Por isso, esta fronteira política nunca foi exatamente uma fronteira completa, mental e social. Havendo uma proximidade física, muitas vezes esquecida pela juventude, é importante alertar para a história e analisar, debater e refletir o que nos aproxima e afasta. Perceber como os/as jovens têm vindo, ao longo do tempo, a construir e a interpretar a realidade, no que diz respeito aos saberes artesanais, aos gostos culturais e etnográficos e às atividades lúdicas, foi o mote para delinear o projeto "Passado, Presente, Futuro", dando oportunidade de perceber que quem não conhece o seu passado, não entende o seu presente, nem saberá construir o seu futuro.
Este projeto financiado pelo Programa Erasmus+, e promovido pela AJD, em parceria com o Concello de Vedra (Galiza - Espanha), tem como objetivos fomentar a cooperação territorial; produzir o gosto/valorização de valores, tradições e culturas do local de pertença; promover a entreajuda, a auto-estima, a responsabilidade e a autonomia; sensibilizar a juventude para a importância da sua participação no desenvolvimento das comunidades, impulsionando a criatividade e o empreendedorismo; reforçar as competências linguísticas dos/as participantes; consciencializar para uma cidadania europeia; proporcionar à juventude e comunidades a interculturalidade.
Durante 8 dias, em Melgaço, reuniram-se 32 jovens portugueses/as e galegos/as, dos 14 aos 22 anos, e 4 líderes de grupo, e utilizando técnicas de educação não formal e informal, foram realizadas atividades que proporcionaram o debate e a reflexão para a ação, indo de encontro aos objetivos propostos.
Neste momento, os/as participantes encontram-se a preparar os produtos finais para apresentar às suas comunidades.
Aqui fica o testemunho de uma jovem participante:
“Após vários dias de preparação chegou o desejado dia 15 de agosto. Por volta das 9 horas, estávamos reunidos/as junto à Ludoteca, preparados/as para mais ou menos 3 horas de viagem até ao Campo de Campismo das Termas de Melgaço.
Já no Parque de Campismo, aptos/as para a semana com os/as jovens galegos/as, começamos por montar algumas tendas para a nossa semana de campismo, enquanto esperávamos a chegada dos/as colegas galegos/as. Feita a distribuição por tendas, com o colchão e saco cama, chegou a hora de almoço no Centro Hípico, que ficava aproximadamente a 15 minutos do Parque de Campismo, onde almoçamos todos os dias. Fomos servidos/as muito bem com simpatia e ótima comida. Prosseguimos a tarde com as dinâmicas de apresentação do grupo, pois assim conheceríamos melhor os/as nossos/as colegas. Como todas as noites, chegou a hora do jantar, no fabuloso restaurante “Paris”, na vila de Melgaço, onde passeamos o resto da noite.
No segundo dia, e como em todos os outros, pequeno-almoço às 9 horas e acordar o corpo às 9:30 horas, alternando um dia galego, outro português. Este dia continuou com a abordagem da história, cultura e geografia do Norte de Portugal e da Galiza através de atividades de educação não formal. Também visitamos a Torre de Menagem e o Museu do Cinema, na Vila de Melgaço. Continuamos o dia com a reflexão/avaliação ao fim da tarde, como todos os dias se realizará e a noite foi livre, num baile na Vila de Melgaço.
Domingo, o nosso terceiro dia foi mais relaxado, com algum trabalho de manhã, onde tratamos a cultura juvenil na Galiza e em Portugal, apresentando os saberes artesanais, gostos culturais e atividades lúdicas dos/as jovens em cada região. A tarde foi passada a fazer hipismo e a noite na festa popular de S. Gregório. Uma noite muito animada!
Uma visita ao Parque Natural da Peneda-Gêres, não podia faltar e foi assim o nosso quarto dia. Visitámos Castro Laboreiro, Peneda e Soajo, três maravilhosos sítios. Castro Laboreiro com os seus conhecidos cães, Soajo com os seus espigueiros e Peneda com o seu maravilhoso santuário. Com um dia excelente, só nos restava também uma noite ainda melhor, a noite da astronomia. Na minha opinião este foi um dia muito bom.
Começamos o quinto dia, com orientação e depois de tanta diversão, chegou a hora do trabalho com a oficina de partilha onde falamos das nossas regiões, instituições e dos problemas da juventude. Ainda da parte de tarde, tivemos a visita ao Espaço Memória e Fronteira, e terminamos o nosso dia da melhor maneira, com o jantar e a noite intercultural, onde partilhamos a culinária e cantorias.
Quase a chegar ao fim a divertida e interessante semana, cheirava a trabalho com os grupos de discussão: o que nos une e separa - debate e reflexão e ainda a oficina de preparação para o produto final - a apresentação do nosso trabalho. Como todas as noites, mais uma alegre noite com as Danças do Mundo.
No último dia de trabalho, finalizamos a apresentação e pensámos formas de como apresentar o nosso trabalho à população. Na última noite, fizemos a Festa do Amigo Secreto, muito divertida e ainda fomos para uma festa popular perto do Parque de Campismo, onde partilhámos danças e muita diversão… Sem dúvida a melhor noite do Intercâmbio, na minha opinião.
E com a chegada da triste hora, arrumamos cada um/a o seu saco cama e fomos dar um último passeio pela vila de Melgaço na companhia dos/as nossos/as colegas galegos/as… A tarde aproximava-se e a hora da despedida também e foi com algumas lágrimas que nos despedimos…
Foi uma semana maravilhosa, fizemos muitas amizades e diversão não faltou…
Até já colegas Galegos/as!!!

Ana Sofia Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário