segunda-feira, 6 de outubro de 2014

NOTÍCIAS DA LUDOTECA/ESCOLA COMUNITÁRIA DA AJD

Oficinas “Bora lá brincar” na Ludoteca
Durante este verão, na Ludoteca da AJD, houve muitas atividades variadas, interessantes e sobretudo divertidas. Entre elas, podem contar-se as da primeira quinzena de agosto, nas quais a AJD foi parceira do Gabinete de Apoio à Família – GAF na dinamização das Oficinas Lúdico Pedagógicas  – “Bora lá brincar”. Assim, nos dias 5, 11 e 14 de agosto, as atividades da Ludoteca desenvolvidas foram a visita a locais de interesse histórico de Deão e à oficina de artesanato, a visita ao solar do Louredo, Quinta da Videira e aos pássaros exóticos do Sr. Armindo, a visita ao Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, respetivamente.
São os/as próprios/as participantes, e que também foram dinamizadores/as das atividades, que a seguir nos contam como correram estes dias.
As responsáveis da Ludoteca da AJD, que estiveram presentes nestes dias, afirmam que estes pequenos/as grandes dinamizadores/as portaram-se à altura do acontecimento, tendo guiado todos os/as participantes nas atividades com grande mestria e profissionalismo. Assim, resta agradecer-lhes e dizer-lhes que esperamos poder sempre contar com eles/as.
Sílvia Dias


Visitas
Começou no dia 5 de agosto: as crianças de Santa Maria foram à AJD para fazer uma visita guiada por vários pontos em Deão. Eu e o meu irmão fomos os guias turísticos, e posso dizer desde já que tal como o meu irmão, adorei esta experiência. Visitamos capelas e fontes, só não fomos a uma quinta porque não houve tempo. Depois de regressarmos à AJD e almoçarmos, fomos aprender a fazer palmitos e a dançar algumas músicas.
Dia 11 de agosto fomos visitar o Festival dos Jardins, em Ponte de Lima com o tema deste ano “Jardins em Festa”. Observamos 11 jardins diferentes e 3 labirintos que conduziam até uma torre com uma bela vista. No fim dos jardins, encontra-se um parque para lancharmos e brincarmos.
No dia 14 de agosto, tivemos o privilégio de visitar o Solar do Louredo do nosso presidente de junta de freguesia, Armindo Fernandes. Vimos uma capela, máquinas para espremer as uvas e uma vinha com 450 anos. De seguida, dirigimo-nos a uma das suas casas onde podemos espreitar centenas, senão milhares de pássaros, tais como: pavões, gansos, araras, galinhas e outro do qual o nome desconheço.
Tiago Bouças


Oficina de artesanato na Ludoteca
Foi interessante despertar a curiosidade dos/as mais novos/as para a arte da confeção dos palmitos. No entanto, esta arte tem-se vindo a perder ao longo das gerações, pois cada vez mais é notório o desinteresse por parte dos mais crescidos em aprendê-la.
Se por um lado a confeção dos mesmos exigia um grande dispêndio de tempo, por outro lado o tempo era escasso e tentamos sintetizar ao máximo os passos da realização dos palmitos. Claro que o básico foi feito, como vincar, dobrar ou cortar.
Contudo, podemos dizer que foi bom ensinar aos/às mais "tenrinhos/as" esta arte, despertar-lhes não só a curiosidade como também o interesse para que esta tradição deonense não se perca, pelo contrário, leve estas crianças a querer saber como fazer um palmito por completo e possam ensinar a arte as gerações vindouras.
Cátia Araújo e Daniela Araújo

Quinta Pedagógica de Pentieiros
No dia 23 de julho, a AJD, com todo o orgulho e dedicação, organizou uma saída com as crianças que frequentam a Ludoteca, à Quinta Pedagógica de Pentieiros.
Lá, observámos vários tipos de vinhas. Ao longo do percurso havia placas que estavam escritas em português e em inglês. Vimos um jardim com muitas flores, árvores e este jardim estava dividido por escolas. Também vimos uma estufa onde havia plantas carnívoras e outros tipos de plantas. Quando saímos da estufa, vimos animais de várias espécies.
A seguir à visita da quinta, fomos para a piscina. À entrada da piscina havia um senhor que nos explicou que não podíamos dar saltos na piscina e que antes de entrar para a água, devíamos passar pelo chuveiro e assim o fizemos. Na piscina houve muita diversão.
Assim foi o nosso dia maravilhoso!

Márcia Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário