terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Ludoteca/Escola Comunitária: O caminho continua…

   O verão acabou mas a ludoteca continua o seu caminho mantendo sempre as suas portas abertas e desenvolvendo atividades com crianças e jovens.
O novo ano letivo iniciou-se e com ele trouxe novos rostos para além dos habituais. A rotina escolar voltou a instalar-se: um tempo dedicado aos trabalhos de casa, outro tempo para atividades lúdico-pedagógicas e a brincadeira livre. Assim decorre o dia-a-dia na ludoteca da AJD.
Mas aparecem momentos em que esta rotina se quebra para sinalizar dias diferentes, como foi o caso no dia 24 de outubro, no qual comemorámos o Dia pela Igualdade, fazendo parte da agenda nacional do Dia Municipal promovido pela ANIMAR. Assinalámos o dia com uma caça às letras para formar a palavra IGUALDADE. Após este pequeno jogo, instaladas em roda, as crianças e jovens visualizaram várias imagens que ilustravam diferenças entre as pessoas, e tomaram consciência que apesar das diferenças, todas/os têm os mesmos direitos. Foi um dia diferente, enriquecedor e divertido para todos/as.
Também 31 de outubro também foi um dia divertido e muito assustador para as crianças da ludoteca. Bruxinhas e fantasmas invadiram o nosso espaço. Um ambiente de terror fez-se sentir. Era dia de Halloween. Um dia muito desejado e esperado pelas crianças. Festejou-se com música e com um ateliê de criação de máscaras de terror. No final, algumas crianças também nos presentearam com uma pequena improvisação assustadora com bruxas e fantasmas à mistura.
Poucos dias depois, o São Martinho chegou e com ele as tão desejadas castanhas quentinhas e estaladiças. A AJD comemorou esse dia com a realização de um magusto no domingo, 23 de novembro. As crianças da ludoteca não podiam faltar a essa comemoração e durante uma semana, ensaiaram duas músicas alusivas ao magusto. Entre canto e brincadeiras, lá foram afinando as vozes e memorizando a letra das canções. O dia do magusto chegou e o momento tão ansiado por todas as crianças também. As brincadeiras dos ensaios tinham-se escondido para dar lugar à timidez. Mas nada as impediu de dar vozes aos cantos e de alegrar os presentes na sala. Após a cantoria, tinha chegado a hora de encher as barrigas com castanhas e não só.
Assim passam os dias na ludoteca da AJD. Outros dias diferentes vão chegar, outros eventos se vão comemorar. É importante que as crianças e jovens se interessem e participem nestas atividades. Vão crescendo e fortalecendo a sua personalidade. São elas que ajudam a que o caminho continue.

Sílvia Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário