segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

FORMAÇÃO NA AJD

Durante o último trimestre do ano de 2014, foram várias as ações formativas em que diversos elementos da AJD participaram, na senda do objetivo estatutário de contribuir para a formação da juventude. Assim, aproveitamos as oportunidades que outras instituições, como a FNAJ e a Agência Nacional do Programa Erasmus +, nos deram para adquirir ou aprofundar conhecimentos, saberes e competências com grande interesse não só para a prática associativa, mas também para o currículo individual. A saber:


Primeiros Socorros – nos dias 27 e 28 de setembro decorreu, em Paredes de Coura, o curso Primeiros Socorros em que alguns membros da AJD estiveram presentes. Foram dois dias bastante intensivos que resultaram numa mais valia para todos/as nós.
Inicialmente foi um curso teórico em que aproveitamos para tirar notas de como atuar nas mais diversas situações de risco e posteriormente fizemos diversos exercícios práticos sobre o que tínhamos aprendido.
Este curso primou não só pela competência do formador mas também pela cooperação e interactividade entre os/as participantes, terminando assim por se tornar em dois dias muito didáticos e divertidos.
Bruna Portela

Projeto VOAHR – a AJD foi selecionada, entre muitas organizações, para participar no projeto VOAHR. Este projeto, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian: Cidadania Ativa – Eea Grants, tem como entidade promotora a FNAJ e como parceiros o Instituto Português da Juventude e do Desporto – IPDJ, a Pista Mágica – Escola de Voluntariado e a Asserbiz.
O Projeto VOHAR decorrerá durante 6 meses, divididos em três fases, e consta de um processo de formação de Gestão de Voluntariado e consultoria a organizações sem fins lucrativos portuguesas que desenvolvem trabalho com população juvenil (líderes, gestores/as de voluntariado, funcionários/as e voluntários/as).
No presente, a 1ª fase está concluída e tratou-se da formação em Gestão de Voluntariado. Em fase de arranque da 2ª fase, dá-se agora início à elaboração do plano de gestão de voluntariado na AJD.
Embora na AJD o voluntariado não seja uma novidade, pois é o pilar do seu funcionamento, com a formação na área da gestão de voluntariado, pretendemos conseguir um voluntariado mais eficiente e assim conseguir prosseguir mais e melhor a nossa missão, mas esperamos também que os/as nossos/as voluntários/as sintam uma maior satisfação e realização pessoal com o seu voluntariado na AJD.
Joaquina Mendes

Formação de Beneficiários Erasmus + JÁ – no passado dia 9 de outubro, a AJD participou, em Braga, na formação para beneficiários/as do programa Erasmus + JÁ. Esta formação permitiu-nos conhecer melhor o programa e as novas normas exigidas, de modo a que a equipa técnica da AJD esteja devidamente preparada para apresentar novas candidaturas em projetos de intercâmbio e de serviço voluntário europeu, já no ano de 2015.
Ana Paula Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário