segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

TESTEMUNHO DE UMA VOLUNTÁRIA (no lindo jeito em que ela se expressa)


“Escrevo para todas as pessoas que de alguma maneira, fazem ou fizeram em algum momento parte da Associação Juvenil de Deão, e que são, portanto, a AJD, mas é especialmente para aquelas que compartilharam comigo a minha passagem por lá.
Foram apenas oito semanas, as que tive a sorte de fazer parte de vocês, e digo apenas porque me souberam a pouco, mas nesse tempo me permitistes e facilitastes a oportunidade de realizar um monte de coisas. Com vocês tive a oportunidade de trabalhar em atividades lúdico-sócio-culturais com menin@s, uma das coisas que mais me preenche, na sua Ludoteca/Escola Comunitária; de explorar e descobrir o seu ambiente, por vezes, com @s mais pequen@s (como o "Bora lá brincar") e outras com as/os mais crescid@s (no Intercâmbio "Passado, Presente, Futuro", em Melgaço), além de fazê-lo também por minha conta, ficando-me a vontade, de que um dia irei sem dúvida, visitar muitos outros de seus lugares; de viver em Viana do Castelo, cidade que me conseguiu transmitir a partir do primeiro dia grande calma e tranquilidade, gostava de passear ao lado do Atlântico e do Rio Lima; de dar parte do que eu sou e de onde sou, e de receber parte do que vocês são e de onde sois; de ouvir a vossa língua da qual eu fiquei embeiçada, tão semelhante e ao mesmo tempo diferente da minha, estou desde que voltei para Galícia com saudades de ouvir-vos; de conhecer muitas pessoas que ganharam grande significado para mim, e que de uma maneira ou outra contribuíram para que a minha avaliação da EXPERIÊNCIA seja tão POSITIVA, acolhendo-me a partir do primeiro dia com a vontade de se envolver e compartilhar a utopia mútua por este projecto comum.
Muito obrigada por me permitirem participar na vossa comunidade, eu sei que não tardarei em voltar. São experiências como esta que me ensinam a ver, que cada um/uma de nós pode fazer muito; que me ensinam a valorizar, tudo o que tenho a sorte de ver; e que me fazem sentir, que AO TROCAR adquirimos junt@s valor e valores.”

Cristina Ascariz Sánchez

Sem comentários:

Enviar um comentário