sexta-feira, 6 de março de 2015

VISITA À EUROPAC

O dia foi diferente na Ludoteca da AJD. Crianças e jovens visitaram a fábrica Europac. Aqui ficam os seus testemunhos:

“No dia 16 de fevereiro, à tarde, fomos visitar a Europac.
Quando chegámos, começámos por vestir o equipamento e depois, fomos ver a central. A seguir, fomos ver a máquina de papel e vimos muitos rolos.
Na máquina de papel havia muitas máquinas que faziam muito barulho. Nesse sítio, havia dois robôs que colavam etiquetas nos rolos.
No fim da visita, fomos ver um filme que nos dizia como se fabricava o papel.”
Eva Dias e Afonso Miranda

“No dia 16 de fevereiro de 2015, fomos com as crianças que frequentam a ludoteca da AJD à Europac a pé. A Europac é uma fábrica de papel que começou a funcionar em 1974.
Quando chegámos lá, apresentaram-nos à senhora que nos ia acompanhar e chamava-se Ivone.
A seguir, vestimos a roupa de segurança que era um capacete e um colete.
A fábrica só usa dois tipos de árvore para fabricar o papel que são os pinheiros e os eucaliptos. Eles plantam as árvores e depois cortam-nas em aparas e a seguir, as aparas vão para uma máquina para ficar em pasta. Depois, a pasta vai para uma máquina. Nessa máquina cai água em cima da pasta e depois, a pasta fica seca. Assim se forma o papel com o qual formam grandes rolos. Nessa máquina de papel estava muito calor e havia muito barulho. Em seguida, saímos da máquina de papel e fomos ver um filme.
Adorámos a visita.”
Gabriela Araújo e Nuno Carvalho

 “No dia 16 de fevereiro de 2015, fomos visitar a Europac.
Começámos por vestir um equipamento: um capacete e um colete. Depois a senhora que nos acompanhava mostrou-nos madeira cortada em aparas e em pasta.
Logo de seguida, fomos à máquina de papel e lá vimos o papel a ser feito e formado em rolos. Ouvia-se muito barulho e fazia muito calor nessa máquina. Via-se o armazém cheio de rolos de papel. O papel é depois transportado por barcos.
Saímos da máquina de papel e fomos para uma sala ver um filme que mostrava todas as coisas que tínhamos visto.
E assim acabou a visita.”
Duarte Belo

“No dia 16 de fevereiro, fomos visitar a fábrica de papel Europac. Essa fábrica de papel começou a funcionar em 1974. Nós fomos a pé porque era perto da ludoteca da AJD. Estava a chover.
A primeira coisa que fizemos ao chegar à fábrica, foi vestir um capacete e um colete.
Fomos divididos em dois grupos. Os grandes foram ver um power-point sobre a fabricação do papel e os pequenos começaram com a visita das instalações.
Começámos por ver a central que produz energia. A senhora explicou-nos como se fabricava o papel. Descascam-se as árvores e depois cozam-se as aparas de madeira numa máquina como se fosse uma panela de pressão e a madeira fica em pasta. Depois, a pasta vai para a máquina de papel. Cai água por cima da pasta e depois ela seca formando o papel. Em seguida, formam-se grandes rolos com o papel.
Sentimos muito calor nessa máquina e havia muito ruido.
Finalmente, os rolos são transportados em barcos e camiões até ao seu local de destino.
Gostámos muito da visita.”

Cristiano Lopes, Duarte Pereira e Pedro Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário