segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Associação Juvenil de Deão acolheu o 3º Encontro do Projeto VAI


        A AJD integra um projeto-piloto que está a ser realizado, no ano de 2015, por quatro associações que desenvolvem o seu trabalho em diferentes concelhos do norte de Portugal (AJD - Viana do Castelo, Associação SALTA FRONTEIRAS - Felgueiras, Associação SYNERGIA - Braga, Associação YUPI - Famalicão).
O Projeto VAI (Voltas Associativas Intercâmbio) tem como objetivo promover espaços de partilha de desafios e experiências associativas, espaços de reflexão de problemas que invadem o quotidiano das associações, momentos de debate de políticas de juventude e estratégias que permitam um melhor funcionamento das associações.
Depois dos encontros que decorreram em Felgueiras e Famalicão, foi a vez da AJD acolher as associações parceiras em Viana do Castelo durante os dias 12 e 13 de setembro de 2015. Debateu-se com mais de 10 dirigentes associativos, voluntários/as e técnicos/as sobre as experiências, as prioridades, os problemas e os desejos do associativismo juvenil, considerando, no momento, que a construção de um futuro de cooperação poderá ajudar na resolução de problemas/preocupações existentes nas associações, no conhecimento de outras atividades e projetos de educação não formal que a juventude poderá beneficiar, na promoção do associativismo e na reivindicação de direitos e do reconhecimento da importância do associativismo a nível local, regional, nacional e internacional que favoreça o crescimento destas associações e das populações com as quais trabalham. Os momentos de convívio também fizeram parte deste encontro, tendo os/as participantes a oportunidade de contactar e conhecer a cidade de Viana do Castelo através de um peddypaper e caminhar pela beleza natural e paisagística do percurso das veigas da ecovia do rio Lima.
O 3º encontro do Projeto VAI contou com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e da Junta da União de Freguesias das Terras de Geraz e Deão.
O próximo encontro realizar-se-á em Braga, permitindo conhecer melhor a realidade local da associação juvenil que nos irá acolher - Synergia, e planear a continuidade deste projeto.

Sara Freire

Sem comentários:

Enviar um comentário