terça-feira, 29 de setembro de 2015

SERVIÇO VOLUNTÁRIO EUROPEU - SVE

Aprendendo e partilhando saberes e culturas.

Às duas voluntárias que recebemos no início do mês de abril, juntou-se mais uma no mês de setembro. Aqui ficam relatos sobre o trabalho que desenvolvem, e também constatamos a sua evolução na aprendizagem da nossa língua.

Semana da interculturalidade
Na segunda semana de julho, fizemos uma viagem através de diferentes culturas europeias, para mostrar a multiculturalidade da nossa associação. Temos a maioria portuguesa, a nós mesmas, da Roménia e da Alemanha, a Bibi, que é uma parisiense nascida e criada, e a comunicação é uma mistura de Português, Alemão, Francês e Inglês.
A ideia principal era as crianças aprenderem um pouco sobre de onde vem cada uma, através de atividades divertidas e educativas e preparar um lanche com comida típica dos países representados. Por isso, tivemos os Pastéis de Belém, os doces pequenos portugueses de massa folhada com um recheio de creme de ovo, os deliciosos crepes caseiros da Bibi com um montão de Nutella, espetadas saudáveis de melancia e para terminar em grande, fizemos um churrasco alemão com mostarda de cor azul típica do carro Trabant da Alemanha oriental.
Em nosso último dia, fomos suficientemente corajosas para fazer um campeonato de futebol, incluindo espetadores, claques, uma cerimónia de entrega de prémios, e até um intervalo para bolo que é "muito típico" no futebol Português. O quê?! Nunca viram uma pausa, enquanto alguém vai andando no campo com doces deliciosos fornecendo a Ronaldo & Cª uma dose de açúcar? Pois, nós fizemos.
Bem, apesar dos efeitos que a concorrência teve sobre as crianças, incluindo as lágrimas, raiva e fazer beicinhos, tivemos uma semana adorável, cheia de novos conhecimentos e experiências. E felizmente, tivemos uma semana de amizade, tolerância e compreensão a seguir para dar às crianças a oportunidade de aprender que na vida elas também ganham como perdem um pouco e tem de saber aceitar.


As nossas férias de verão e a nossa vida em Portugal
No início de agosto, fomos convidadas pela Junta de Freguesia de Torre e Vila Mou para participar numa mesa redonda sobre o tema do Erasmus+ JÁ e passar a nossa experiência EVS para a juventude entusiasmada da região.
Um outro encontro foi o terceiro VAI, ligado ao associativismo juvenil desenvolvido por quatro organizações, reunidas na AJD em Deão.
Aproveitamos para dar uma olhadela na última Festa de Portugal, as Feiras Novas em Ponte de Lima, e fazer uma típica Caminhada Portuguesa ao longo da Ecovia de Deão.
A AJD também acolheu jovens da França e de Espanha para um intercâmbio de 10 dias, pesquisando as raízes celtas dos três países. Dançamos e cantamos juntos e visitamos o Porto e Viana do Castelo.
Além de tudo, fomos de novo convidadas para vestir os trajes tradicionais minhotos para desfilar nas Festas de Deão, integrando a Procissão.
Depois de todo esse burburinho, precisávamos de algum descanso e relaxamento e fomos para o sul, para o pitoresco Alentejo aproveitar o sol na costa Vicentina, conhecemos pessoas muito giras e comemos comida mesmo deliciosa.
Foi um verão adorável que, infelizmente, chegou ao fim, mas um verão do qual nunca nos vamos esquecer e esperamos revive-lo aqui no lindo Portugal.

Guest Post – Artigo Convidado
      No início de setembro, uma nova voluntária juntou-se à equipa SVE da AJD. Natalia Kolodynska estará em Viana do Castelo para um projeto de 10 meses, até ao final de junho de 2016. Lê o que ela tem a dizer sobre os seus primeiros dias em Portugal!
“Olá! Eu sou a Natalia e comecei o meu voluntariado no dia 1 de setembro. Eu vivo em Varsóvia, a capital da Polónia. Não tive muito tempo para preparar a minha viagem, porque trabalhei na Polónia até ao último dia. Então, fiz as malas muito rápido, mas o estranho é que, apesar de isso, trouxe comigo quase todas as coisas que queria. Na sexta-feira tive o último jantar com os meus amigos (um deles era Ola - na Polónia é o nome de uma menina). No dia 29 de Agosto, às 06:30, eu comecei a minha viagem em Varsóvia. Fiquei realmente surpreendida, porque os meus amigos foram ao aeroporto dizer-me adeus (às 5 da manhã!). Depois de mudar em Bruxelas, cheguei finalmente ao Porto. Tinha um grande sonho - dormir, dormir e dormir. Eu estava muito cansada, porque o mês anterior foi cansativo, mas eu não podia desistir, eu tinha que ver o oceano. Decidi fazer uma caminhada e fui novamente surpreendida. O Porto não é tão plano como um prato. A cidade é cheia de colinas e vales. Além disso, o metro anda na maior parte da cidade acima do solo. Parece-se mais com um elétrico do que com um metro. No domingo, terminei o meu fim de semana e parti para Viana do Castelo. Ana Paula e Joaquina foram-me buscar à estação de comboios, mostraram-me o meu novo apartamento e levaram-me a jantar. O tempo estava surpreendente, porque no ar havia algo como fumo, mas isso vinha do mar. No dia seguinte, a primeira coisa, foram as gaivotas dizerem "Olá!" para mim. Elas gritavam muito alto.
Na segunda-feira comecei o meu primeiro dia na AJD. As minhas principais tarefas na AJD estão relacionadas com a comunicação (tanto a Internet como a media tradicional). A equipa e as crianças prepararam-me um grande cartaz de bem-vinda. Foi uma grande surpresa! Fiquei muito feliz e não esperava um começo tão giro para o meu serviço voluntário. Quero dizer-lhes "Obrigada!" (uma das duas palavras que eu conheço em Português – a outra é cerveja!).
Na terça-feira à noite fui com a Gretel (a outra voluntária) ao "XIX Festival de Folclore Internacional - Alto Minho" em Viana. Não esperava encontrar polacos tão longe do meu país!
Será um tempo louco, começar a minha aventura com uma nova língua e cultura. Façam "figas" meus amigos!
Gretel Marksteiner e Melanie Beier


Podem ver mais relatos no blogue  www.evsviana.blogspot.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário