segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Ludoteca – Férias 2015


      Tal como todos os anos, o espaço Ludoteca organiza as férias de verão de uma forma mais cuidada e com o intuito de proporcionar momentos de lazer e aprendizagem às crianças que o frequentam. Neste sentido, atribuiu-se uma temática diferente a cada semana, com vista à abordagem de uma vasta área de conteúdos. Do tema principal surgiram todas as atividades desenvolvidas ao longo de cada semana, sendo estas pensadas com cuidado para que fossem ao encontro das necessidades do público-alvo.
Começamos com uma semana dedicada à apresentação do grupo explorando as características pessoais, gostos e preferências de cada um. Desta forma, realizaram-se jogos de interação entre pares que pretendiam que cada criança se desse a conhecer um pouco mais.
A semana que se seguiu marcou o início do verão e a estação tornou-se o tema principal da mesma. Assim, foram realizadas atividades onde se exploraram os cinco sentidos, a literatura infanto-juvenil e os cuidados a ter numa ida à praia.
No final da semana foi organizada uma atividade prática que intitulamos de “A praia vem até nós”, no qual as crianças vieram preparadas para uma ida à praia e foram utilizadas as mangueiras para se poderem refrescar. A tarde terminou com bolo e limonada.
Aproveitando o facto de termos duas voluntárias a colaborar com a AJD de nacionalidades diferentes, com a sua colaboração foram organizadas diversas atividades dedicadas à exploração de outras culturas, nomeadamente a da Alemanha, da Roménia, Portugal e da França. As voluntárias, juntamente com as monitoras, organizaram atividades direcionadas para cada país, permitindo às crianças conhecer os símbolos mais emblemáticos de cada um. Cada dia terminava com um lanche típico do país que estava a ser trabalhado. No final da semana realizou-se um torneio de futebol disputado pelos quatro países, do qual saiu vencedora a equipa da Alemanha.
À medida que o tempo ia passando, tornaram-se percetíveis algumas dificuldades na interação entre pares: os jovens não colaboravam uns com os outros e a relação entre os membros do grupo não era a desejada. Neste sentido, durante uma semana foi delineado um conjunto de atividades que promovia a entreajuda e colaboração, nomeadamente jogos nos quais as crianças, para atingirem o objetivo final, tinham de trabalhar em grupo.
Uma vez que as crianças de hoje serão os adultos de amanhã, consideramos pertinente consciencializá-las para algumas problemáticas importantes e transmitir determinadas práticas que podem fazer a diferença a longo prazo. Desta forma, a alimentação saudável e equilibrada, o ambiente e o Bullying foram temáticas exploradas nestas férias, desenvolvendo-se atividades abordando a reciclagem, a preservação dos recursos naturais, o estudo da roda dos alimentos, a confeção de receitas saudáveis e nutricionalmente equilibradas, a organização de um debate partindo de uma situação de Bullying e a simulação de uma audiência em tribunal.
Seguiu-se a semana dedicada às ciências experimentais, tendo sido desenvolvido um conjunto de experiências científicas que explicam fenómenos do dia a dia.
As artes plásticas e performativas são bastante apreciadas pelas crianças. Neste sentido decidimos dedicar uma semana a este tema promovendo tarefas como a confeção de roupas com materiais recicláveis, a aprendizagem de truques de magia, entre outras.
Com o intuito de satisfazer alguns pedidos das crianças e indo ao encontro das suas preferências, foi também organizada uma semana dedicada ao desporto, que incluiu um passeio de bicicleta pela freguesia, uma sessão de primeiros socorros realizada pelos bombeiros voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa, jogos desportivos e uma ida à piscina de Ponte de Lima.
Jerusa Lopes

Para terminar, no final das férias foram recolhidas as opiniões dos jovens/crianças acerca das férias de verão na Ludoteca:
ü     “As férias de verão na AJD foram muito divertidas, pois todos os dias havia atividades muito engraças e com elas as minhas férias não foram uma seca.” Diogo, 13 anos
ü     “Gostei das atividades lá fora. Gostei muito de descobrir o que as caixinhas tinham lá, da caça ao tesouro e de quando os meninos do centro vieram cá. Ainda me lembro do jogo da teia e do dia dos insufláveis.” Sara, 6 anos
ü     “Gostei das férias na Ludoteca porque se não tivesse estas atividades de verão as minhas férias seriam uma seca. As atividades que mais gostei foram a ida à piscina, os jogos do UNO e Monopólio e tarefas que trabalhávamos com comida.” Verónica, 13 anos
ü     “Foi fixe, gostei muito de vir à AJD. Pude jogar computador, em casa só jogava de manhã. Gostei do passeio à capela de Nª Sª do Norte.” Gabriel, 8 anos
ü    “As férias deste ano foram muito divertidas. Com as estrangeiras que cá estiveram aprendemos a cultura de alguns países. Gostei também dos jogos de futebol, de UNO e Monopólio, de cozinhar e principalmente da piscina. Sem a AJD as férias não teriam sentido”. Tiago, 13 anos
ü      “As férias foram muito fixes.” André, 12 anos

 

Sem comentários:

Enviar um comentário