quarta-feira, 30 de setembro de 2015

INTERCÂMBIOS 2015 – EXPERIÊNCIAS, APRENDIZAGENS, AMIZADES

Se procuras novas experiências educativas e enriquecedoras tanto a nível pessoal como profissional, os intercâmbios são sem dúvida uma boa base de aprendizagem.
CELTA! EU? – AJD promove Intercâmbio em Viana do Castelo
   
Do dia 27 de julho ao dia 4 de agosto, a Associação Juvenil de Deão – AJD promoveu o intercâmbio trilateral “Celta! Eu?”, em parceria com o Concello de Vedra e a Fédération d’Animation Rurale en Pays de Vilaine.
Trinta jovens de Portugal, Espanha e França, mais 6 monitores/as, partilham, durante 9 dias, experiências, usos e costumes, línguas e as semelhanças entre regiões tendo em conta a cultura celta. Este projeto teve como objetivos fomentar a cooperação territorial entre as três regiões; conhecer e reviver muitos usos e costumes da sociedade Celta que influenciaram a construção de identidades na Galiza, Minho e Bretanha; perceber as semelhanças existentes entre as regiões, tendo em conta a cultura celta; promover a entreajuda, a auto-estima, a responsabilidade e a autonomia, contribuindo para a aquisição de competências pessoais, sociais e profissionais; sensibilizar a juventude para a importância da sua participação no desenvolvimento das comunidades, impulsionando a criatividade e o empreendedorismo; adquirir e/ou reforçar as competências linguísticas dos/as participantes; consciencializar para uma cidadania europeia e para um crescimento sustentável; proporcionar à juventude e comunidades a interculturalidade. O projeto é financiado pelo Programa Erasmus+ JA.
Tudo se realizou no Clube de Surf de Viana, no Cabedelo, e foi o melhor local para as atividades que queríamos desenvolver.
Foi uma semana que jamais será esquecida por qualquer participante. Criaram-se grandes amizades tanto entre os/as envolvidos no projeto como com o pessoal do clube de surf devido à sua amabilidade e simpatia.
Houve, claro, momentos menos bons: afinal tratam-se de três culturas diferentes que chocam no mesmo ambiente e aquilo que para uns é banal para outros são aspetos importantíssimos, o que faz-nos crescer tanto a nível pessoal como social, aprendemos a viver em comunidade respeitando as diferenças de cada um.
Em relação à temática descobrimos aspetos incríveis sobre o quão celta nós somos…
Sabiam, por exemplo, que as pessoas, do norte de Portugal, loiras e de olhos azuis podem ter origem celta? Ou que o ritual dos “Maios”, agora alterado, também poder ter origem celta? Estas e muitas outras curiosidades foram descobertas neste intercâmbio que resultou num livro infantil maravilhoso, totalmente criando pelos/as participantes e que brevemente estará disponível.
Por fim, fica um agradecimento especial a toda a equipa da AJD por nos proporcionar momentos como este.
Bruna Portela

Como a um/a irmão/ã te falo – Intercâmbio na Galiza

 Mais um ano e mais um projecto promovido pela AJD, em parceria com o Município de Vedra (Galiza, Espanha).
Este projecto é uma continuação do intercâmbio do ano 2014, que se realizou em Melgaço, Portugal. Este ano o intercâmbio teve lugar em Vedra, na Galiza, Espanha, entre 14 e 21 de Agosto e envolveu 32 jovens dos dois paises, acompanhados por 5 monitores/as.
O projecto foi financiado pelo programa Erasmus+ JÁ e intitulou-se "Como a um/ã irmão/ã te falo".
Com o trabalho desenvolvido ao longo do intercâmbio, os/as participantes fizeram um vídeo, que vai ser apresentado nos dois territórios, do Concello de Vedra e da AJD, as entidades parceiras do intercâmbio.
No primeiro dia, foram feitas as apresentações de cada participante, das normas, das metodologias e do programa de atividades. Também foi feita a apresentação da exposição que resultou do trabalho do o intercâmbio de 2014. No dia 15, vimos um documentário e fizemos um itinerário interpretativo pela região de Vedra. Passados dois dias, fizemos parte do Caminho de Santiago e realizamos dinâmicas de descobrimento do património (Castro antigo de Santiago) e visitamos o Museu do Povo Galego. À noite, os Galegos presentearam-nos com um jantar galego e ficamos a conhecer melhor a gastronomia da Galiza. No dia 17, assistimos a uma oficina de audiovisual sobre como gravar um documentário e à tarde trabalhamos nos temas paisagem sonora e património da água. No seguinte dia, começámos com a preparação do documentário, e passamos a tarde a refrescar-nos no rio, onde também praticamos canoagem. Nesta noite, foi a vez dos/as galegos/as deliciarem-se com a nossa gastronomia acompanhada com muita música e dança. O dia 19 foi um dia dedicado ao bronze com jogos pelo meio e a noite dedicada aos nossos sentidos. No dia 20, concluímos a gravação do nosso vídeo, que vai ser apresentado à comunidade. Na última noite, realizamos um baile onde dançamos, divertimo-nos e convivemos muito. Chegado o ultimo dia, realizamos uma dinâmica do programa Erasmus+ JA e o mapa de relações galaico-portuguesas.
Na despedida, soltaram-se muitas lágrimas e houve muitas trocas de carinho – o complexo emocional galaico-português foi um sucesso!
Foi um intercâmbio rico de experiências, aprendizagens, muita diversão, musica, dança e que certamente deixou em todos/as uma enorme saudade.
Daniela Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário